Arapiraca: atividades econômicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho fala sobre a atividade econômica da cidade de Arapiraca – Alagoas, que tem como primeira e principal atividade a cultura do fumo, que teve importância fundamentalpara o seu crescimento. A produção do fumo na micro região de Arapiraca/Al manteve uma posição forte por um longo período, mantendo-se nas décadas de 80 e 90, quando se consolidou como um dos maisimportantes pólos produtivos na atividade fumageira do Nordeste do Brasil. Com a crise acentuada na cadeia produtiva do fumo o cultivo de hortaliças ganhou espaço na região.
Foi desenvolvido o projetocinturão verde que quando posto em prática beneficiou várias famílias, com a perfuração de poços artesianos e equipamentos de irrigação, permitindo o avanço da produção de hortaliças no municípiocom uma produção agrícola capaz de dar retorno econômico suficiente para suprir os efeitos da decadência da monocultura do fumo.

1 DESENVOLVIMENTO
Arapiraca é um município localizado no estadobrasileiro de Alagoas. Principal cidade do Agreste Alagoano, com aproximadamente 210.000 habitantes, é atualmente a segunda cidade mais populosa do estado, posicionando-se logo depois de suacapital,Maceió, da qual se distancia 123 quilômetros. Era conhecida como a "Capital do Fumo" por ser a maior produtora de tabaco do país. Até que mudou esse aspecto, tornando-se uma das cidades maissub-desenvolvidas do Nordeste.
O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro.Foi elevado à categoria de município em 30 de maio de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.
A partir da década de 70,por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas indústrias que haviam na região, e a consequente diminuição no preço da folha de fumo, acabou provocando a decadência da...
tracking img