Aranhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aranhas

As aranhas ou araneídeos (ordem Araneae) são a ordem mais numerosa da classeArachnida, distantemente relacionadas com outros grupos de artrópodes, como osinsetos, com os quais não deve serconfundidas. Possuem duas subordens:Opisthothelae (a mais diversa e abundante, que contém os táxons Mygalomorphae, ascaranguejeiras, e Araneomorphae, as aranhas modernas), e a Mesothelae, a qualcontém apenas a família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.
Existem cerca de 40 000 espécies de aranhas1 , o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos, atrás daordem Acari (ácaros). Essas 40 000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideradas perigosas para o homem.

* A maior aranha do mundo é a Theraphosablondi (Latreille, 1804), que chega a medir até 20 centímetros de envergadura e a menor é a Patu digua Forster & Platnick, 1977 que tem o tamanho da cabeça de um alfinete. |-------------------------------------------------
Anatomia
Corpo

Anatomia de uma aranha:
(1) Quatro pares de pernas
(2) cefalotórax ou prossoma
(3) opistossoma ou abdómen
As aranhas pertencem ao filo artrópode eao subfilo chelicerata.2 Sendo artrópodes têm corpos segmentados com membros articulados, cobertos com uma cutícula de quitina e proteínas e cabeças compostas por vários elementos que se fundem durantea fase embrionária.3 . Os seus corpos consistem em dois tagmata, conjunto de segmentos com as mesmas funções: um deles, chamado cefalotórax ou prossoma (nos insetos este segmento encontra-se separado emmais dois tagmata - cabeça e tórax), o outro chama-se opistossoma ou abdómen.
Nas aranhas, o cefalotórax e o abdómen estão ligados por uma pequena secção cilíndrica, o pedicelo. O padrão de fusão dossegmentos para formar cabeças cheliceratas é único entre os artrópodes e o que, normalmente, seria o primeiro segmento da cabeça desaparece numa fase inicial do desenvolvimento, por isso a falta...
tracking img