Aranauê

984 palavras 4 páginas
Universidade Estadual de Montes Claros

Curso: Ciências Sociais

Avaliação

1. O que são Grupos?
“Grupos” é um conjunto de pessoas unidas entre si porque se colocam objetivos e/ou ideais em comum e se reconhecem interligadas por estes objetivos e/ou ideais.
2. Para estar dentro desta definição é preciso o que? Dê um exemplo.
Para estar dentro dessa definição, um “grupo” deve ter “relações face a face”, isto é, todos os seus membros se conhecem e se reconhecem unidos no grupo. Por exemplo, pessoas em uma sala de espera de hospital podem até ter o mesmo objetivo, mas não tem um objetivo em comum e nem se percebem interligados. É apenas quando se vêem na condição de agir juntos para alcançar o seu objetivo, por exemplo, quando precisam unir-se para uma reivindicação, que essas pessoas passam a constituir um grupo.
3. Mesmo tendo objetivos em comum os participantes de um grupo continuam tendo o que? Isto significa o que?
Os participantes de um grupo continuam tendo em comum a sua individualidade. Isso significa que o consenso no grupo é sempre fruto de acordos que vão mudando ao longo do tempo, e também que conflitos e divergências fazem parte da vida do grupo, precisando apenas ser trabalhados para se chegar à construção do consenso.
4. Um grupo pode ter objetivos claros e... Objetivos Explícitos.

5. Quais os outros Objetivos? Os outros são objetivos Implícitos e objetivos Inconscientes.

6. O que é “Dinâmica de grupo”?
É a disciplina que estuda os processos grupais.
7. O que é dinâmica interna e externa?
Na dinâmica interna, estudamos as características, fases e elementos do processo grupal, ressaltando os fatores que aí interferem, dificultando ou facilitando esse processo. Na dinâmica externa, estudamos as forças sociais e institucionais que influenciam o processo grupal.
8. Explique os métodos de trabalho em grupo?
Os métodos de trabalho com grupos variam, de acordo com as características e os objetivos dos grupos. Alguns são bem

Relacionados