Aracaju

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

No dia 17 de março de 1855, Aracaju foi elevada à condição de cidade, roubando da pequena São Cristóvão o posto de capital do estado de Sergipe.
Com 25 km de praias que se estendem na barra do rio Sergipe ao norte até a foz do rio Vaza-barris ao sul, Aracaju significa cajueiros dos papagaios, sendo a fruta o símbolo da cidade.Um pouco de história

Aracaju se tornou capital do estado de Sergipe por uma questão estratégica. Seu porto deveria atender às necessidades de escoamento da produção açucareira do Vale do Cotinguiba.
No dia 17 de março de 1855, o povoado é elevado à condição de cidade e capital da antiga província Sergipe Del Rey, se expandindo do alto da colina de Santo Antônio para até as margens dorio Sergipe. O presidente da província, Inácio Barbosa, foi quem sugeriu a mudança.
Nesse mesmo ano, surgem a primeira fábrica de tecidos e a imprensa oficial. Em 1900, iniciam-se obras de pavimentação, embelezamento e saneamento da cidade. E dez anos depois, a capital já era considerada a mais industrializada e o maior centro urbano do estado.
Em 1926, os primeiros bondes elétricos sãoinaugurados e surgiram os primeiros bairros periféricos que abrigaram a população que veio do interior.
Quarenta anos mais tarde, Aracaju sofreu o segundo grande boom de desenvolvimento com a chegada A orla da Atalaia, após a reforma, é considerada a mais bem estruturada de toda a região Nordeste. Há também a praia de Atalaia Nova cuja travessia de barco é um dos programas mais apreciados pelosturistas.
Outro passeio recomendado é a visita ao alto da colina de Santo Antônio, local onde a cidade nasceu e de onde se tem uma das mais belas vistas de Aracaju.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Da Petrobras para extrair as riquezas do solo. As conseqüências foram o aumento da renda per capita e da melhoria no padrão de vida.









Origem do Nome

Aracajusignifica "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará”, que significa papagaio, e "acayú”, que significa fruto do cajueiro. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.

História de Aracaju - Uma cidade que já nasceu capital
Logo após o descobrimento do Brasil em 1500, algumas áreas da nova colônia de Portugal encontravam-se em estado de guerradevido ás divergências culturais entre índios, negros escravos e os invasores de outros países da Europa. A necessidade de conquistar a faixa territorial que hoje compreende o Estado de Sergipe, e acabar com as brigas entre índios, franceses e negros, que não aceitavam o domínio português, era de extrema urgência para o trono.
O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residênciaoficial do temível e cruel cacique Serigy, que segundo Clodomir Silva no "Álbum de Sergipe", de 1922, dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital daprovíncia) junto à foz do Rio Sergipe e define a Capitania de Sergipe.
Como cidade planejada, Aracaju nasceu em 1855, por necessidades econômicas. Uma Assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de Cidade e transferiu para ele a capital da Província. A transferência deu-se por iniciativa do Presidente da Província Inácio Barbosa e do Barão do Maruim Provincial. A pequenaSão Cristóvão não mais oferecia condições indispensáveis para uma sede administrativa, e a pressão econômica do Vale da Cotinguiba - maior região produtora de açúcar da província - exigia a mudança. A região precisava urgentemente de um porto que escoasse melhor seus produtos.


Somente em 1865 a cidade se firmou. Era o término de uma década de lutas contra o meio físico, e contra uma série de...
tracking img