Arabia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| 2012 |
| Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego
Henrique Costa
Nuno MoutinhoPaulo Soares |

ARÁBIA SAUDITA |
REGRAS DE PROTOCOLO EMPRESARIAL
|

ÍNDICE

ÍNDICE 1
INTRODUÇÃO 2
1. CONCEITO DE PROTOCOLO E PROTOCOLO MULTICULTURAL 3
2. ESPECIFICIDADES PROTOCOLARES 4
2.1. SAUDAÇÕES E CUMPRIMENTOS 4
2.2. RELAÇÕES EMPRESARIAIS 5
2.3. VESTUÁRIO 5
2.4. SÍMBOLOS 5
2.5. QUESTÕESPERTINENTES 5
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7















INTRODUÇÃO

No âmbito da unidade curricular de Regras de Protocolo Empresarial do curso de Gestão e Produção de Cozinha, foi solicitada a realização de um trabalho em grupo, o qual constituí uma oportunidade de registo e aprendizagem sobre determinados conteúdos abordados na disciplina.
O tema em análiseconsiste numa breve abordagem ao conceito de protocolo e protocolo multicultural, especificando e aplicando os aspectos pertinentes no país da Arábia Saudita. A escolha do tema é sem dúvida gratificante, uma vez que o seu estudo contribui não só para a aquisição de novos conhecimentos, como também para o aperfeiçoamento da nossa capacidade de pesquisa que tão importante será no nosso futuroprofissional que se aproxima.
Com a elaboração deste trabalho, pretendemos atingir os seguintes objectivos específicos:
* Abordar os conceitos de protocolo e protocolo multicultural;
* Conhecer e descrever as especidades protocolares na Arábia Saudita: saudações e cumprimentos, relações empresariais, vestuário, símbolos e algumas questões pertinentes;
* Desenvolver a capacidade de pesquisa etrabalho em equipa;
* Constituir um elemento de avaliação.
A metodologia utilizada foi a descritiva/analítica, tendo por base a documentação fornecida pela docente da disciplina, bem como a pesquisa bibliográfica.
Relativamente à estrutura do trabalho, este compreende as seguintes partes: Conceito de protocolo e protocolo multicultural; especificidades protocolares, que se subdividem emsaudações e cumprimentos, relações empresariais, vestuário, símbolos e algumas questões pertinentes. Por fim, é apresentado uma breve conclusão e apreciação global ao trabalho realizado.

1. CONCEITO DE PROTOCOLO E PROTOCOLO MULTICULTURAL

No mundo profissional actual é essencial estabelecer regras de protocolo e princípios comuns que devem reger o comportamento e a postura a adoptar noambiente de trabalho, de modo fomentar a cortesia e facilitar relacionamento interpessoal no mundo dos negócios. Tal como refere Elisabete Andrade, protocolo consiste em “uma linguagem universal que tem por objectivo tornar as relações interpessoais mais fáceis e prazenteiras”. Assim, o protocolo não se limita às normas escritas que regem o cerimonial do Estado, inclui também as normas que facilitam avida no mundo empresarial e profissional.
Existem protocolos oficiais (diplomático, autárquico, militar, executivo, judiciário e legislativo) que consistem em cerimónias com entidades oficiais, cujo objectivo é estabelecer controlo e ordens nas pessoas e símbolos de Estado. Por outro lado, os protocolos não oficiais correspondem aos empresariais, desportivos, universitários e religiosos. Destes,destaca-se o protocolo empresarial, que corresponde ao conjunto de actos de boa educação e respeito que facilitam o relacionamento interpessoal dentro das empresas.
O protocolo multicultural pretende estabelecer uma correcta adequação do relacionamento de pessoas e empresas com diferentes costumes, nacionalidades, culturas e religiões. No caso de culturas diferentes, é importante uma pesquisaprévia sobre restrições alimentares, tabus e superstições, usos e costumes diferentes que possam criar uma situação de incomodidade para alguns convidados. Assim, como cita Mariana (2007), “a história, valores, costumes, sutilezas e peculiaridades (…) deixam de ser uma curiosidade e passam a ser, na prática das organizações empresariais, garantia de crescimento e sucesso.”.
Num espaço empresarial...
tracking img