Ar comprimido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Motores Automotivos a Ar Comprimido










Amilton Alves de Mendonça Neto *




Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ


Julho - 2010





Resumo


Veículos utilitários leves estão se tornando meios de transporte muitopopulares para distâncias curtas. O custo e a poluição da gasolina e do diesel estão levando os principais fabricantes de automóveis a desenvolver veículos movidos a energias alternativas. Engenheiros estão direcionando seus esforços para fazer do ar uma fonte de energia para substituir as formas atuais, que estão cada vez mais escassas. O uso do ar comprimido para armazenar energia além de ser ummétodo eficiente e limpo, é também econômico. Os principais problemas dessa tecnologia são a falta de torque produzido pelos motores e o custo de se comprimir o ar. Recentemente, várias empresas começaram a desenvolver veículos movidos a ar comprimido com muitas vantagens e, ainda, com graves problemas a resolver. Este artigo resume o princípio desta tecnologia, os mais recentes avanços, as suasvantagens e desvantagens.



Palavras-chave: ar comprimido, motores, energias alternativas, Guy Nègre





1 Introdu¸c˜ao

Atualmente, vivemos em mundo em que veículos utilitários leves, como motos e carros, estão se tornando meios de transporte muito populares para curtas distâncias. Gasolina e diesel, que foram as principais fontes de combustível na história dotransporte, estão ficando mais caras e impraticáveis (especialmente do ponto de vista ambiental). Tais fatores levaram os principais fabricantes de veículos a desenvolverem veículos movidos por fontes alternativas de energia. Recentemente, os engenheiros começaram a desenvolver pesquisas avançadas e com alto grau de investimentos associadas à energia capaz de tornar os veículos movidos a ar umarealidade e quem mais contribuiu para isso foi o francês Guy Nègre, inventor do projeto do carro a ar comprimido.
O grupo MDI - Moteur Developpement International tem a sua matriz sediada em Luxemburgo, desenvolveu este veículo limpo. Aproximadamente mil especialistas de todo mundo já testaram os protótipos no Centro MDI; muitos deles investidores, diretores financeiros, técnicos e jornalistasespecializados em indústria automobilística. A primeira pergunta que se faz quando se está diante de tal inovação tecnológica é: “funciona mesmo?” Todos os especialistas que já visitaram o Centro MDI na França confirmaram que os resultados são absolutamente surpreendentes. Os protótipos funcionam!

2 O Sistema
Sem dúvida nenhuma, o carro a ar comprimido inventado pelo engenheirofrancês Guy Nègre, será um dos maiores avanços técnico-científicos do Século 21. Guy Nègre inventou um motor com a capacidade de movimentar um carro a uma velocidade de até 110/130 km/h, com um custo R$ 6,00 (seis Reais) a cada 250/300 km corridos, e, além do mais, tendo a vantagem de não somente não poluir a atmosfera como, também, a de purificar o ar.
Como o veículo de Nègre não temcombustão, não existe a poluição. O ar da atmosfera que é utilizado, previamente filtrado, se mistura com o ar comprimido no cilindro; isto significa que o processo purifica 90 m3 de ar atmosférico por dia. No primeiro protótipo finalizado, a autonomia revelou-se duas vezes superior à autonomia do carro elétrico mais sofisticado (entre 200 e 300 km, ou 10 horas de funcionamento). Este é um dado muitoimportante, porque 80% dos motoristas conduzem menos de 60 km ao dia.
“Um motor revolucionário tem de ser acompanhado por um carro revolucionário. Outras marcas somente adaptaram novas tecnologias a carros tradicionais, porém o nosso MDI é único e, sem dúvida será o carro do futuro” , sentencia Nègre( 2003, pg. 2)

A previsão é a de que, quando o mercado se expandir, os postos de...
tracking img