Aquisição de linguagem

Páginas: 25 (6132 palavras) Publicado: 12 de março de 2011
RESUMO
Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais dadocente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – ALFABETIZAÇÃO – PRÁTICA DOCENTE –APRENDIZAGEM________________________________________
ABSTRACT
The aim of this article is to present the results of the analysis of the learning concepts built by a public school teacher, throughout her academic preparation and her pedagogical practices. Using an ethnographic approach, the data were collected through observation of routine classroom practices (and their respective field diaries), recorded interviews and the teacher's ownwritten reports. The results of the analysis suggested that this teacher has based her daily practices on genetic foundations, but she has also searched for behaviorist and humanist concepts which allowed her to have an effective practice.
________________________________________


OBJETIVOS E METODOLOGIA
Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de aprendizagem de uma alfabetizadoraconsiderada bem-sucedida por todos que conhecem sua atuação: colegas de profissão, pais de alunos e avaliadores de um concurso nacional1. A partir de dados levantados no seu cotidiano escolar, pretendeu-se também verificar a inter-relação de saberes teóricos e saberes construídos ao longo de sua prática como educadora.
A partir da década de 80, a pesquisa educacional começou a voltar a suaatenção para as práticas pedagógicas e para a pessoa do professor na tentativa de unir sua identidade, de forma que o docente como profissional não estivesse separado do docente como pessoa. Em contraposição à tendência anterior que reduzia "a profissão docente a um conjunto de competências e de capacidades, realçando essencialmente a dimensão técnica da ação pedagógica" (Nóvoa, 1992, p.15), oprofessor passou a ser considerado o ator em todas as mudanças pelas quais a educação passa.
Construir uma prática pedagógica que consiga atender hoje a todas as demandas do sistema educacional implica a instrumentalização teórico-prática do profissional da educação, possibilitando-lhe ultrapassar a burocracia institucional e governamental e responder ao seu papel que é continuamente construído edesconstruído socialmente. Mudanças sociais fizeram com que a escola assumisse tarefas e limites que antes cabiam à família, o que veio ampliar as exigências com o professorado em suas práticas cotidianas, tornando-se necessário trabalhar a afetividade, a interação grupal e social, a orientação sexual e moral, e, também, zelar pelo equilíbrio psicológico.
Conseqüentemente, conseguir entender aconstrução do saber docente com toda a sua multiplicidade de características é um passo importante na tentativa de uma melhora qualitativa em nosso sistema educacional e na compreensão das relações que acontecem dentro da escola (Canto, 1998). Além disso, para que os docentes consigam exercer sua profissão conscientes da importância de seu papel social e seguros do conhecimento que estão manuseando, Nóvoa(1995) enfatiza ser necessário que "se apropriem dos saberes de que são portadores e os trabalhem do ponto de vista teórico e conceptual" (p.17).
Como, em sua maioria, as pesquisas estão preocupadas em definir e mostrar os principais entraves da relação do docente com o seu saber (Canto, 1998; Giesta, 1996; Caldeira, 1995; Pimenta, 1996; Therrien, 1993), escolhemos focalizar uma experiência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • aquisicao de linguagem
  • aquisicao da linguagem
  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!