Aquisição da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O presente PA aborda a importância da aquisição da linguagem, e como a língua materna influencia positivamente este processo desenvolve as habilidades.
Da fala e da escrita dentro das diferentes concepções de ensino.
Esta PA tem como objetivo principal expor a importância da aquisição da língua materna para a continuidade do processo de aquisição da linguagemdentro das diversas concepções de ensino.
O presente PA e de suma importância para nosso desenvolvimento acadêmico, pois, aprofundou os conhecimentos com relação à linguagem, e a importância tema para a nossa formação acadêmica.
A metodologia adotada por nós para a elaboração do presente trabalho foi voltada para a leitura e reflexão das obras, após em grupo expomos e discutimos oassunto, até chegarmos a um consenso sobre o tema abordado, o que resultou no seguinte trabalho.
As disciplinas estudadas por nosso grupo foram metodologias do ensino língua portuguesa, metodologia da alfabetização, práticas de escrita para o letramento no ensino superior.
Os conteúdos trabalhados no desenvolvimento da presente PA são de uma breve comparação entre os autores Piaget eVygotsky com relação ao desenvolvimento cognitivo e o processo de alfabetização, também abordados a aquisição da escrita de acordo com a autora Emilia Ferreiro.

2. Língua portuguesa: Aquisição da linguagem e concepções de ensino

Baseando-se no livro metodologia do ensino da língua portuguesa, tivemos conhecimentos de como funciona a linguagem das crianças e pelas fazes que alinguagem passe desde quando nascemos ate a faze adulta.
Também ressaltamos a importância da língua materna na vida das crianças, pois é a partir desce momento que iniciamos a alfabetização através da linguagem padrão, da escrita e a leitura.
Hoje esta cada vez mais difícil encontrar educadores que formem crianças em adultos que sejam leitores, ou seja, que tenham o habita deleitura. Porque através da leitura é que a criança tem conhecimentos, começa a interpretar os textos e também a escrita dos mesmos.
Se a criança não for boa em ortografia, mas ser uma boa leitora e produzir textos coerentes desse modo nos como futuras educadoras cumprimos a metade da nossa tarefa. E se ler e interpretar os textos será um ótimo aluno em outras disciplinas alem de português.Cada dia que passa fica mais difícil de entrar em uma universidade, pois a muitos a muitos adultos com dificuldades de produzir textos coerentes e ter bons entendimentos dos textos que leram.
E nos como futuras educadoras de anos iniciais fica de nossa responsabilidade de introduzirmos a leitura na vida das crianças e conscientiza – lãs da importância da leitura em sua vidaescolar e social. Pois tendo o domínio da escrita e da leitura saberá como agir diante de alguma situação, como assinar algum documento com palavras mais difícil como, por exemplo, um oficia escrito por advogado, uma bola de remédio.
A através dos autores e de suas teorias e que nos, futuras professoras temos que nos enfocar e levar a importância da leitura tanto ma escola como na sociedade ena vida destas crianças.

2.1 Metodologia da Alfabetização

Piaget entende que o aprendizado da criança vem seguido dos estágios pelo qual a criança tem que passar, sendo eles:
Sensório - motor: Que são as crianças recém nascidas de 0 a 2 anos, a criança se comunica através de gestos e percepções.
O pré - operatório: Que é a 1 infância dos 2 aos 7 anos é nessemomento que a criança adquire a linguagem e que ir modificar o seu aspecto intelectual, e também a interação social.
O período das operações concretas: Que é a infância propriamente dita dos 7 aos 11 ou 12 anos. A criança tem a capacidade de reflexão e também de situações concretas no seu desenvolvimento mental, adquire autonomia em prol do adulto e já é capaz de organizar seu valor moral....
tracking img