Aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 12 (2763 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO......................................................................................................................05
2.1. METODOLOGIA DAALFABETIZAÇÃO......................................................................................................05
2.2. METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA..........................................................................................................07
2.3. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO........................................................................................................................09
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13


1. INTRODUÇÃO

Entendemos por linguagem a primeira forma de socialização da criança, que faz dela um instrumento para se comunicar e satisfazer suas necessidades.
Emconsequência, das profundas modificações que têm ocorrido no mundo, tanto no campo científico como no tecnológico; faz-se necessário no campo pedagógico, que professores e escolas repensem suas práticas pedagógicas de modo que possibilitem as crianças e adultos não apenas codificar e decodificar signos linguísticos; mas que sejam capazes de promover de fato um ensino capaz de contribuir para a construção de umcidadão atuante em sua comunidade.
A prática educativa deve estar embasada na capacidade da experiência de cada um, partindo sempre daquilo que a criança já sabe. A educação é a transformação do sujeito crítico e criativo com base na sua vivência com o mundo. E para que essa transformação ocorra, o professor deve colocar em discussão suas ações, buscar e experimentar alternativas de abordagens ede conteúdos, desenvolver atividades interdisciplinares, fazer escolhas diversificadas de recursos didáticos e relacionar a prática com a teoria.
Portanto, só com muita prática, com o uso efetivo da língua em situações reais e que a escola formará alunos capacitados como leitores, capazes de produzir qualquer tipo de texto.
Esta produção de aprendizagem teve por objetivo analisar e conceituaros diferentes métodos e teorias com relação à Alfabetização; identificar os pressupostos teóricos sobre a Aquisição da Linguagem; compreender e incentivar o trabalho pedagógico na Perspectiva da Produção de Texto.
Com os estudos realizados para construção desta PA, pudemos conhecer e analisar as teorias de Piaget e Vygotsky em relação ao desenvolvimento infantil; as revoluções ocorridas noprocesso de alfabetização depois dos estudos e pesquisas de Emília Ferreiro; a aquisição da língua materna e algumas teorias que tentam explicar como a criança domina a língua falada ao seu redor; as áreas de estudo e as contribuições da linguística no ensino da língua materna; e a perspectiva do trabalho pedagógico através da produção de texto.
Utilizamos como metodologia as teleaulas, a leitura doslivros, a pesquisa de outros autores, a seleção de alguns autores, e a reflexão dos dados coletados.
As disciplinas cursadas nesta UTA e que integram a presente PA são: Metodologia da Alfabetização; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; e Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto.
Esta PA se propõe a realizar um estudo Aquisição da Linguagem com base nas disciplinas de:Metodologias de Alfabetização e da Língua Portuguesa, bem como da Perspectiva da Produção de Texto.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Com as profundas modificações que têm ocorrido no mundo, principalmente no campo científico e tecnológico, faz-se necessário no campo pedagógico, repensarmos sobre a formação e atuação dos professores.
“As tecnologias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!