Aquisição da linguagem e concepção de ensino

Páginas: 10 (2373 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Segundo Hortmann e Santarosa (pág. 24/ 2011) analisando a dinâmica da sala de aula e considerando a abrangência das medições pedagógicas podemos encontrar e ver os percursos decentes como em um mosaico composta por fragmento da prática de ensino.
“É a linguagem que torna possível a humanização.
não podemos pensar o homem sem a linguagem,por outro, Não podemos pensar a linguagem distanciada da vida.”

Dentre vários ângulos de visão sobre aula assumindo o recorte teórico-metodológico, este trabalho trará o tema “Linguagem Portuguesa: Aquisição da linguagem e concepção de ensino”. O objetivo desta PA é levar o educador a refletir o quanto as aulas de alfabetização, língua portuguesa e Práticade escrita, vem sendo utilizada nas escolas para encontrarem saídas e estratégias para seu crescimento e entender qual é a grande necessidade do aluno. Trata-se de um tema de extrema importância é a disciplina de maior utilidade e funcionalidade, que esta inserida em toda a parte da atuação dos profissionais na área da educação.
Justifica-se, pois nos remete a responder este problema por setratar da dificuldade de ensinar a língua portuguesa, colaborando para que mais produções e estudo sejam realizados para maior confiabilidade no trabalho do professor e visualizar com mais expectativa os resultados nas escolas e aprofundar seus conhecimentos em Alfabetização, Língua Portuguesa e Prática de escrita. Portanto logo se vê a necessidade de um estudo que abra horizontes além do entendimentoda importância das mudanças que essas disciplinas causam nas escolas atualmente, com sua importância e reconhecimento entre os professores e escola.
A questão que guia este estudo e a articulação de como o professor desenvolve o seu trabalho e a maneira como o mesmo se apropria deste conhecimento e constrói uma proposta de mudança ou solução ao ambiente de trabalho, a escola lançando mão deconceito que mexe com a cultura da escola e dos alunos, suas expectativas, sua preparação e principalmente capacidade de transformação. A importância da realização deste estudo será mostrar dados que comprovem a veracidade dos espaços para construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar.
O objetivo geral será demonstrar o quanto a alfabetização, Língua Portuguesa e Práticade escrita, e suas mudanças colaboram significadamente na melhoria do ensino e com essas mudanças influenciam no futuro das escolas e do ensino.
Este trabalho trata-se de um ensino de análise teórica como metodologia adotada para o seu desenvolvimento. O método empregado neste ensaio será através de análise e articulação. A principal técnica será a fundamentação e a reunião de trechos doslivros temáticos da editora IBPEX sobre metodologia e ensino de alfabetização, Língua Portuguesa e Prática de escrita.

2 – LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÃO DE ENSINO
Através de leituras, paginas e debates teremos grandes conteúdos para abordas no tema da UTA de Língua Portuguesa. Na UTA de Língua Portuguesa estudaremos as disciplinas de Metodologia do Ensino de LínguaPortuguesa, Metodologia do Ensino da Alfabetização e Produção de Texto, cada uma com duas característica, mas existindo uma grande interdisciplinaridade entre elas.
Tanto na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, como na Metodologia do Ensino da Alfabetização e Produção de Texto abordaremos assuntos de grande importância para a formação profissional e escolar. Colocaremos em analise ostemas como letramento e Alfabetização e suas diferenças. Outros assuntos como: Aquisição de linguagem e os estudos lingüísticos, e como estudiosos Piaget e ygotsky contribuíram e continuaram contribuindo para a formação dos profissionais da área de educação com suas teorias. Os termos desta UTA é de grande importância para a formação curriclar, com informações abrangentes é que busca alcançar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da linguagem e concepção de ensino
  • Aquisiçao da linguagem e conpçoes de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Aquisiçao de linguagem e ensino
  • Aquisição da linguagem concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!