Aquisição da linguagem pela criança surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA
A aquisição da linguagem no ser humano constitui-se a partir da interação primeiramente com o grupo familiar e depois no âmbito social; a criançaconstrói sua identidade interagindo e se expressando por meio da língua.
A aquisição da linguagem pelo surdo também se realiza por meio da interação com as pessoas e o meio do qual faz parte. Éessencial que essa interação aconteça na primeira língua da criança surda- libras- , a partir da qual os estímulos para a aquisição da linguagem devem ocorrer. É importante que a estimulação para aaquisição da linguagem ocorra desde a detecção da surdez, pois quanto mais cedo, maiores serão as possibilidades de desenvolver a linguagem adequadamente. Portanto, neste aspecto, a família tem um papel desuma importância.
Segundo Pettito e Marantette, as vocalizações são interrompidas nos bebês surdos assim como as produções manuais são interrompidas nos bebês ouvintes, pois o input favorece odesenvolvimento de um dos modos de balbucia , assim , podemos compreender que tanto bebês ouvintes quanto bebês surdos apresentam balbucio oral e manual até um determinado tempo.
É importante salientar trêsaspectos fundamentais para a aquisição da linguagem da criança surda: contato com a língua de sinais, contexto familiar, contexto espacial, interação com outras crianças, etiquetas com o nome dosobjetos, fotos da família .
A alfabetização de crianças surdas decorre de processos específicos da surdez e da aquisição da língua de sinais. A aquisição da linguagem é primordial para a alfabetização dacriança surda, e nesse sentido o grupo familiar possui papel de grande importância, especialmente nos primeiros anos de vida da criança, consequentemente, outros personagens exercem papéis e cooperampara o desenvolvimento da criança, principalmente com o ingresso na escola e noutros espaços sociais. Na fase escolar, período marcado pela aprendizagem formal e intencional, a criança surda,...
tracking img