Aquisição da linguagem oral e de sinais na visão de piaget.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E DE SINAIS NA VISÃO DE PIAGET.

COLOMBO
2008

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E DE SINAIS NA VISÃO DE PIAGET.

COLOMBO
2008AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E DE SINAIS NA VISÃO DE PIAGET.

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista empela Universidade Luterana do Brasil.

Obteve o grau:

Professor Orientador:

__________________________________Prof. Nilva Volpi

COLOMBO
2008

Introdução

Esta monografia irá abordar a aquisição da linguagem segundo Piaget e alinguagem de sinais. Não há dúvida de que a função biológica da fala é a comunicação intra-espécie. Como meio de comunicação, a fala deve ser algo passível de discriminação e expressão externa, que podeser dado ou recebido por outro.
Embora a função mais óbvia da linguagem seja comunicar idéias, a linguagem tem quatro funções adicionais. Ela permite aos usuários a entender sua sociedade ecultura, ajuda a estabelecer e manter relações sociais permite que os usuários classifiquem eventos em categorias lingüísticas, e auxiliem o raciocínio.
O comportamento de fala é típico de umasociedade, a linguagem na espécie humana é a liberação imediata que distingue o símbolo do sinal. No capítulo I, fala a respeito de Piaget, a psicologia deve muito a ele, foi o primeiro pesquisador aestudar a percepção e a lógica infantil. Em vez de enumerar as deficiências do raciocínio infantil, em comparação com o adulto, Piaget se concentrou nas características distintivas do pensamento dascrianças, naquilo que elas têm, e não o que lhes falta, podendo assim demonstrar a diferença que existe entre o adulto e a criança.
A idéia de Piaget é muito simples, uma criança não é um adulto em...