Aquisição da lingua materna e suas implicações no ensino da lingua portuguesa

Páginas: 10 (2280 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - DESENVOLVIMENTO PSICO-EMOCIONAL
Rio Branco-Ac
2006

TEORIA DE JEAN PIAGET
JEAN PIAGET iniciou seus estudos trabalhando com caramujos e, posteriormente, estendeu o uso de observações comportamentais cuidadosas para seus famosos estudos sobre o desenvolvimento da cognição humana, e assim ele atribui grande importância à maturação orgânica e a adaptação do sujeito aomeio em que vive.
Ele acreditava que a experiência ativa com o mundo e essencial para o crescimento cognitivo, isto é, ele era um interacionista convicto, pois segundo Piaget as crianças constroem seu mundo ao ordenar o material bruto fornecido por visões, sons e cheiros.
Na sua visão as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, constantemente criando e testando suas teoriassobre o mundo, ele forneceu uma concepção sobre as crianças, que serve como base de muitas linhas educacionais atuais.
O estudo do desenvolvimento psico-emocional do ser humano constitui uma área de conhecimento, cujas proposições concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu grau de maturidade e estabilidade.
 
JEANPIAGET estuda paralelamente o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem e consegue perceber a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, ele também distinguiu aspectos diferenciados, aos quais relacionamos: as funções de conhecimentos, que são responsáveis pelo conhecimento que se tem do mundo em que incluem o pensamento; as funções de representação, queincluem todas as funções graças as quais representamos um significado qualquer, usando um significante determinado; e as funções afetivas , que constituem para PIAGET, o motor do desenvolvimento cognitivo.
No desenvolvimento infantil segundo PIAGET a inteligência consiste na capacidade individual de acomodação no meio e, desta forma, o processo cognitivo teria inicio nos reflexos fortuitos e difusos dorecém-nascido, desenvolvendo-se por estágios, até alcançar o nível adulto do raciocínio lógico.
O desenvolvimento dessas funções segundo PIAGET, é marcado por períodos que preparam o individuo para os estágios seguinte.
- O estágio Sensório-Motor - é o que representa a conquista do universo pratico, através da percepção e dos movimentos.
- Estágio Pré-Operatório - é o que é uma preparação eorganização das operações concretas; a criança volta-se para realidade e surge o aparecimento da linguagem.
- Estágio Operatório - é onde as ações são interiorizadas e se constituem operações, o que construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da representação, é neste estádio que a criança é capaz de cooperar.
- Estágio de Operações Formais - é que distingue entre o real e opossível.
Conceitos básicos segundo PEAGET, são estruturas mentais ou cognitivas pelas as quais os indivíduos se adaptam e organizam o meio. A existência dessas estruturas é inferida através dos comportamentos apresentados pelo sujeito. São eles;
- ASSIMILAÇÃO – é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado percentual, e esta assimilação ocorre continuamente; o ser humano estácontinuamente processando um grande numero de estímulos.
- ACOMODAÇÃO – diante de certas situações que geram conflitos cognitivos o organismo é impelido a se modificar, a se transformar para se ajustar as demandas importas pelo ambiente. Esta acomodação ocorre de duas formas: Através da criação de novos esquemas, com o objetivo de assimilar um novo estímulo, ou através de modificação de velhosesquemas, com o objetivo de assimilar seus estímulos.
Componentes do desenvolvimento cognitivo:
- CONTEÚDO – é o que a criança conhece. Refere-se aos comportamentos observáveis que refletem a atividade intelectual, pois esse conteúdo faria de idade para idade e de criança para criança.
- FUNÇÃO – refere-se as características da atividade intelectual (assimilações e acomodações) que são estáveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aquisição da lingua portuguesa e suas implicações no ensino de lingua portuguesa
  • LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
  • A GRAMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
  • LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
  • Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!