AQUINO, Rubim S. L. de. et. al. Historia das sociedades: das sociedades modernas as sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2013. P. 147-52.

557 palavras 3 páginas
AQUINO, Rubim S. L. de. et. al. Historia das sociedades: das sociedades modernas as sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2013. P. 147-52.
Palavras-chave: Revolução cientifica, métodos científicos, razão.

A obra permite ao leitor melhor conhecimento de um passado distante mas que ainda vive nos dias atuais. Além da análise de estruturas das sociedades estudadas, o autor trata das realizações culturais e científicas da Antigüidade. O texto refere-se a um processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem.
O autor Aquino Rubim foi formado em História pela extinta Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual UFRJ), ele começou a dar aula para turmas de pré-vestibular, na década de 1960, mesma época em que passou a lecionar no Liceu Franco-Brasileiro, aonde chegou a ser coordenador. Também trabalhou no Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) e no Colégio São Vicente de Paulo, entre outras escolas. Aquino integrou ainda o corpo docente de instituições de ensino superior, como Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Gama Filho.
O texto tem por objetivo falar sobre a revolução cientifica do século XVII, passando por diversos aspectos a respeito de tal acontecimento, o que é, seus métodos, sua descobertas e conseqüências.
Ao utilizar uma linguagem simples e didática que explica todo o contexto da revolução, desde o inicio da mudança da estrutura de pensamento da população, que passa de observação e hipótese para, observação, analise, formulação de hipóteses explicativas, experimentação, verificação das hipóteses e formação de conclusões.
Deste modo a partir da formulação de uma nova forma de pensar diante de diversos fatores, o método torna-se cientifico, e é assim que se da o fundamento da revolução do sec. XVII, porém ate chegar a esse ponto, o autor passa por diversas fases, onde objeto e sujeito são fundamentais para a compreensão da nova forma de agir da população,

Relacionados

  • Sociedade e Meio Ambiente_2013
    64622 palavras | 259 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • Barao Do Rio Branco 100 Anos De Memoria
    293205 palavras | 1173 páginas