Aquic1

3540 palavras 15 páginas
1. DIMENSÕES, INDICADORES E ÍNDICES DE SUSTENTABILIDADE.

Definição de Sustentabilidade: Gerenciamento dos recursos naturais, financeiros, tecnológicos e institucionais de modo a garantir a contínua satisfação das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.
Aquicultura Sustentável: Produção lucrativa de organismos aquáticos, mantendo uma interação harmônica duradoura com os ecossistemas e as comunidades locais.
Aqui serão consideradas três dimensões: econômica, ambiental e social. Para cada uma delas serão definidos os elementos-chave a serem avaliados. Para cada um será definido um indicador (ou mais de um), que são aspectos mensuráveis e representativos de cada elemento usado para a avaliação. Eles simplificam fenômenos mais complexos e resumem as características de um sistema em um valor numérico.
Os indicadores de cada dimensão serão combinados para originar um subíndice. Os três serão combinados para originar um único índice geral de sustentabilidade. Para combinar indicadores é necessário converter todos para uma mesma escala. Propomos o uso de uma escala de performance, com intervalos entre padrões pré-definidos:
• insustentável (0-20);
• baixa sustentabilidade (20-40);
• média sustentabilidade (40-60);
• potencialmente sustentável (60-80);
• sustentável (80-100).
Cada intervalo representa valores atingíveis e desejáveis de cada indicador, definidos com base em dados técnicos específicos para cada área, derivados de pesquisa com base científica. Os indicadores serão convertidos em valores dentro dessa escala de performance por interpolação. Um valor péssimo receberia o valor zero e um valor excelente, mas atingível receberia o valor 100. A seguir, divide-se a escala em partes iguais ou diferentes, conforme a natureza do indicador. Uma performance pior que o menor valor no inicio da escala receberá o valor zero e uma performance melhor que o maior valor receberá 100. Na composição dos índices, os indicadores poderão ser ponderados ou não. Mas

Relacionados