Aqui

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
Na geografia tradicional, a palavra lugar não constituía um conceito científico, pois era utilizada frequentemente do mesmo modo que no senso comum, ou seja, como sinônimo de localização. Quandousada no plural, servia geralmente para fazer referência à variabilidade das combinações de elementos na superfície da Terra e, por conseguinte, ao conjunto de características naturais e humanas queparticularizam uma determinada porção da superfície terrestre. Isso era visível quando Paul Vidal de La Blache afirmava que “a geografia é a ciência dos lugares, não dos homens” e quando autores comoRichard Hartshorne diziam que “os lugares são únicos” 1 .

A geografia quantitativa, interessada em estudar a organização espacial, também se utilizava da palavra lugar com o sentido de localização, jáque os conceitos de organização espacial, região homogênea, região funcional, polo de crescimento, entre outros do gênero, eram mais apropriados para enfoques de tipo morfológico, isto é, interessadosem explicar os padrões de distribuição e de relações espaciais estabelecidos pelos agentes econômicos e sociais2 .

Nesse sentido, a geografia humanista foi a primeira vertente da geografia a fazeruso da palavra lugar como um conceito científico. De fato, esse foi um dos conceitos fundamentais para os propósitos dessa corrente, interessada em pesquisar as relações subjetivas do homem com oespaço e o ambiente. Os geógrafos humanistas destacam a importância de estudar o cotidiano como forma de compreender os valores e atitudes que as pessoas comuns elaboram a respeito do espaço e do ambienteem que vivem. O conceito de lugar é apropriado para esse tipo de pesquisa por dizer respeito aos espaços vivenciados pelas pessoas em suas atividades cotidianas de trabalho, lazer, estudo, convivênciafamiliar, etc. Por esse motivo, a geografia humanista define o lugar como uma forma de experiência humana, “um tipo especial de vivência do espaço”. Ele tem, portanto, o mesmo conteúdo que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aqui
  • aqui
  • Aqui
  • Aqui tem
  • Aqui
  • Aqui
  • Aqui está
  • Aqui

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!