AQUESTÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

2892 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTABEIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: SHEYLLA
ALUNA: MARAISA FERREIRA ALVES DE LIMA

SOCIOLOGIA: AQUESTÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Sousa, 2013
INTRODUÇÃO

Para entendermos as características do trabalho nas sociedades modernas, devemos primeiro observar como se constituía nas sociedades pré-modernas, a sociologia ciência que tenta explicar a vida social tem como tema central o mundo do trabalho.
A sociologia é uma das ciências humanas que tem como objetivo de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Basta uma rápida observação do contexto histórico do século XIX, para se perceber que as instituições sociais se encontravam enfraquecidas, havia muito questionamento, valores tradicionais eram rompidos e novos surgiam, muita gente vivendo em condições miseráveis, desempregados, doentes e marginalizados. Ora, numa sociedade integrada, essa gente não podia ser ignorada, de uma forma ou de outra, toda a sociedade estava ou iria sofrer as conseqüências. O termo Sociologia foi criado por Auguste Conte em 1838 (Século XVII), que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem – como historia a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

1. O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

Não será feita uma análise da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Apenas estabelecer alguns pontos que possam esclarecer as relações que elas têm com a Sociologia e as transformações no mundo do trabalho no sistema capitalista.
O século XVIII tornou-se um marco importante para a

Relacionados