AQUELE

1248 palavras 5 páginas
- ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÃO INTERATÔMICA

1) Introdução e Conceitos Fundamentais

O tipo de ligação interatômica em sólidos permite explicar, em alguns casos, as propriedades de um material. Tanto o grafite quanto o diamante são compostos de carbono, porém, enquanto o grafite é relativamente macio, o diamante é o mais duro material conhecido, e essa disparidade nas propriedades deve-se aos diferentes tipos de ligação interatômica ocorridas nos dois materiais.Portanto, algumas propriedades importantes dos materiais sólidos dependem dos arranjos geométricos dos átomos e também das interações existentes entre os átomos ou moléculas existentes.

.2) Estrutura Atômica

Cada átomo consiste de um núcleo composto por prótons e nêutrons, e é circundado por elétrons. Tanto os elétrons quanto os prótons são carregados eletricamente, com o sinal negativo para os elétrons e positivo para os prótons, enquanto que os nêutrons são eletricamente neutros. As massas dessas partículas subatômicas são infinitesimalmente pequenas, sendo que as massas dos prótons e nêutrons são aproximadamente as mesmas ( 1,67 x 10

-27

kg), maior que a massa de um elétron, 9,11 x 10

-31

kg.

Cada elemento químico é caracterizado pelo número de prótons em seu núcleo, ao que se chama número atômico (Z). Para um átomo eletricamente neutro, o número atômico é igual ao seu número de elétrons, e o número atômico varia em unidades inteiras entre 1, para o hidrogênio, e 92 para o urânio, o mais alto para os elementos que ocorrem naturalmente.

A massa atômica (A) de um átomo específico pode ser expressa como a soma das massas de prótons e nêutrons no interior do núcleo. Embora o número de prótons (carga positiva) seja o mesmo para todos os átomos de um dado elemento, o número de nêutrons
(N) (carga neutra) pode variar, assim, os átomos de alguns elementos possuem duas ou mais massas atômicas diferentes, e são chamados isótopos.

A≈Z+N

A unidade de massa atômica é

Relacionados