Aquecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola DE SAÚDE E BIOCIêNCIAS
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

AQUECIMENTO

CURITIBA
2012

CAMILA VIRGILIO
fábio arnold caetano

AQUECIMENTO

Trabalho avaliativo de Fundamentos da Ginástica II, apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Orientador: Marcelo PonestkiCURITIBA
2012
A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO

Dantas (1998) baseia-se na experiência pratica para falar da importância e dar uma definição do que é o aquecimento na realidade. Onde ele pode-se afirmar que todo aquecimento executado dentro das técnicas apropriadas e com volume e intensidade adequadas, teremos efeitos benéficos no nosso desempenho físico e evitar lesões durante a prática daatividade física.
Esse conjunto de atividades de diferentes formas, que mediante um volume e uma intensidade de trabalhos adequados, visam preparar o indivíduo para o desempenho de performances máximas. Dantas (1998).

TIPOS DE AQUECIMENTO

Temos quatro maneiras de executar o aquecimento, e estas tem como objetivo atuar em níveis orgânico, muscular, articular e psicológico.Vale ressaltar que o psicológico de qualquer praticante de atividade física ou atleta é de suma importância, pois o bom preparo psicológico é que ajudara o praticante a ter um bom desempenho na atividade praticada e ao atleta a ter um melhor resultado no seu treino ou em competições.

* O aquecimento pode ser executado em:

Passivo: Provocam alguns efeitos do aquecimento, mas pornão atuarem de forma sistêmica acabam sendo menos eficazes. Alguns exemplos deste aquecimento são duchas quentes que elevaria a temperatura corporal e alguns tipos de massagens como o amassamento que teria como resultado o aumento da circulação local em 2,3 vezes.
Mental: Quando se prepara o atleta pré- competição este se imaginaria realizando os movimentos, realizando em sequencias fácies ouautomatizadas. È um aquecimento que deve ser usado apenas como forma complementar.
Combinado: O aquecimento combinado será a utilização de mais de aquecimento juntamente com nosso principal aquecimento o ativo.
Ativo: È a execução de exercícios e movimentos que tem como efeitos dois tipos de aquecimento ativo. Geral e Especifico.
Geral: Este visa uma preparação global docorpo para a prática da atividade.
Especifico: Trabalha localizadamente com a musculatura que será empregada durante a atividade do individuo.

AQUECIMENTO ATIVO GERAL

O aquecimento a ser mais utilizado será o Ativo Geral, pois este será divido em duas categorias de aquecimento o qual o primeiro Aquecimento Orgânico que visa a preparação do sistema cardíaco e pulmonar e oAquecimento Neuromuscular tem como meta a preparação de toda musculatura, as articulações e o sistema nervoso central do corpo. Dantas (1998) coloca ainda um pré-aquecimento onde o organismo se prepara antes mesmo do inicio de uma atividade física, o organismo recebe sinais provavelmente do córtex cerebral e diencéfalo, aonde teremos uma discreta taquicardia, aumento da frequência respiratória evasoconstriçao do baço.

Aquecimento Orgânico

O aquecimento orgânico é importante para atleta, o praticante e atividade física e para o individuo sedentário que se inicia na atividade física para buscar melhor forma e aptidão física. O aquecimento orgânico realizado de forma adequada beneficia o praticante de varias formas. Um aquecimento variando de 15 a 20 minutos melhora o fluxosanguíneo para a musculatura ativa, aumenta a temperatura corpórea fazendo com que haja um aumento na velocidade das mensagens nervosas e a velocidade de reações bioquímicas, aumenta a oferta de oxigênio para os músculos ativos. São estes alguns fatores que ajudaram o praticante a evitar uma isquemia miocardíca por exemplo.
Segundo Dantas pode-se fazer uma breve corrida moderada ou uma...
tracking img