Aquecimento vocal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUECIMENTO VOCAL

HIDRATAÇÃO: Beber bastante água é essencial para o bom funcionamento das pregas vocais, fazendo com que sua mucosa, de forma indireta, não fique ressecada e possa trabalhar demaneira melhor.


O ideal seria que bebêssemos 2 litros de água por dia. Esforço para falar, pigarro persistente, urina escura e saliva grossa podem ser sinais de hidratação insuficiente. Por isso,quem quer cantar deve beber muita água!!!


ALIMENTAÇÃO: Alimentos pesados dificultam a movimentação livre do diafragma. Além disso, o excesso de condimentos favorece o refluxo gastro-esofágico,onde as secreções ácidas do estômago podem banhar as pregas vocais, causando danos.


Alimentos como chocolate, leite e derivados aumentam a secreção do muco do trato vocal, prejudicando aressonância e produzindo pigarro.


Balas, pastilhas e sprays locais podem atenuar sensações desagradáveis durante a emissão, porém acabam por mascarar a dor do esforço vocal.


Na limpeza do tratovocal são indicados maçã, que por sua propriedade adstringente auxilia na limpeza da boca e faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância .


Os sucos cítricos auxiliam a absorção do excesso desecreção.


Alimentos e bebidas muito gelados são nocivos, pois o choque térmico causa uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais.

POSTURAS CORPORAIS INADEQUADAS: Os desvios dapostura devem ser evitados para garantir a produção adequada da voz.


EXERCÍCIOS

RELAXAMENTO

Do corpo: de pé, pernas afastadas dois palmos, braços ao longo do corpo; girar o tronco paraesquerda e direita, lentamente, os braços acompanhando o movimento, a cabeça e o olhar também; o calcanhar direito levanta-se levemente e o joelho direito dobra um pouco quando o tronco gira para aesquerda, e vice-versa. Duração: dois minutos ou até sentir o corpo relaxado.


Ombros: de pé, pernas unidas, girar os ombros para trás algumas vezes e depois para a frente, com os braços pendentes e...
tracking img