Aquecimento Global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto











Aquecimento Global: Verdade ou Mito?
Ao longo dos tempos tem se vindo a ouvir falar cada vez mais de aquecimento global, mas afinal, o que é este aquecimento global? É isso que estamos prestes a descobrir…
Hoje em dia, o aquecimento global é um assunto bastante relevante, já que com o desenvolvimento tecnológico os ecossistemas são afetados resultando na ocorrência de grandescatástrofes em todo o mundo. As alterações climáticas são as principais responsáveis por desastres ecológicos e ambientais, além de inúmeras modificações na biodiversidade. Estas mudanças na temperatura são causadas por diferentes aspectos, tais como perturbações na órbita da Terra, a atividade solar, impactos de meteoros, erupções vulcânicas e a ação humana.
Os cientistas apontam como consequência doaumento da temperatura da atmosfera o aquecimento global, que é um aumento global da temperatura do sistema Terra. Este aumento será responsável pelo degelo das calotes polares e dos glaciares e por grandes períodos de seca.
Estudos indicam que já há milhões de anos que a Terra apresenta oscilações de temperatura em graus variados durante períodos de aquecimento e glaciação promovidos naturalmente.
Oaumento da temperatura global pode ter em consequência, vários desequilíbrios prejudiciais para o nosso ecossistema. Por exemplo, no mar, pode-se verificar uma subida significativa do nível das águas, há também mais probabilidades de ocorrerem grandes períodos de seca, o que levaria a uma reduzida produção de alimentos e a uma extinção de um grande número de espécies, em suma, existem inúmerasconsequências prejudiciais para o nosso sistema.
Mas o que todas as pessoas questionam é, quem será o culpado deste aumento de temperatura? Será o Homem ou o Universo…?
Quanto aos culpados do aquecimento global, ninguém tem bem a certeza. Por um lado existe a teoria antropogénica que revela que o culpado é o Homem, por outro temos a teoria que defende que o culpado é o Sol.
Segundo a teoriaantropogénica, o principal responsável pelo grave aquecimento global é o Homem.
Visto que, o efeito de estufa é um dos fatores que contribui para o aquecimento global, o aumento da temperatura da atmosfera é provocado pelo aumento dos gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, metano e ozono troposférico, e por outros poluentes resultantes da atividade humana, como os óxidos de azoto, queabsorvem radiações infravermelhas, aquecendo a atmosfera.
Os cientistas dizem que a produção de gases com efeito estufa aumentou drasticamente no fim do século XX e que está a ter como consequência o aumento das temperaturas médias do planeta.
Para reduzir estas emissões, foi criado o Protocolo de Quioto que procura controlar a quantidade de carbono emitida por cada país, estabelecendo limites.Pessoalmente eu não estou de acordo com esta teoria pois existem dados que comprovam que os níveis de dióxido de carbono aumentam ou diminuem em resultado das temperaturas aumentarem ou diminuírem e não o contrário, porque quando o clima global arrefece, os oceanos absorvem dióxido de carbono e, quando o clima aquece, os oceanos libertam dióxido de carbono. Prova disso, são os aumentos nos níveis deCO2 que aconteceram depois do aumento de temperatura durante o fim das eras glaciares.
E, acima de tudo, a concentração total de dióxido de carbono na atmosfera terrestre é de 0,054%. Onde apenas 1% desse dióxido de carbono é resultante das atividades realizadas pelo Homem.
Mas existem também inúmeros fatores que influenciam imenso grande parte das opiniões das diversas populações, um deles é osmedia.
Atualmente a opinião da civilização humana é influenciada pelos media, por exemplo, se aparecer num jornal a dizer que o Homem está a emitir mais dióxido de carbono o que vai provocar um sobreaquecimento da Terra, é muito preocupante e todas as pessoas vão querer comprar o jornal para ler o artigo. Em contra partida, se disser no jornal que as emissões de carbono diminuíram e já não são um...
tracking img