Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AIEC – Associação Internacional de Ensino Continuado

Centro Regional Angola (Luanda)







Grupo – “OS KAMBAS”


Componentes: Thiago Leme Esposito (Líder)
Ricardo Lucas Nazaré Paixão (Co-Lider)
Siki Tuzolana Amado











Projeto de Pesquisa:


AQUECIMENTO GLOBAL




















Angola (Luanda)
Junho de 2010

AIEC – AssociaçãoInternacional de Educação Continuada

Curso: Administração de Empresas
Centro: Angola (Luanda)
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas

Professor: Francisco Lyra

Tutor: Marilia Ganho Silva




AQUECIMENTO GLOBAL


JUSTIFICATIVA:

Nos últimos anos o aquecimento global tem sido visto como um das maiores preocupações para a população mundial pois acompanhamos todos osdias, através dos meios de comunicação, as catástrofes climáticas e as grandes mudanças que ocorrem rapidamente no clima, mudanças essas com conseqüências devastadoras.

Pesquisas confirmam que a emissão de gases poluentes, desmatamentos e queimadas constituem como as principais causas desse aquecimento global.

Como conseqüência desse processo podemos destacar o aumento do nível dos oceanos,surgimento de desertos, aumento de furações, tufões, ciclones e principalmente ondas de calor muito intensas.

A grande preocupação mundial que o aquecimento global está trazendo com os possíveis efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente nos levaram a escolha do tema em questão para a pesquisa.




REVISÃO BIBLIOGRÁFICA OU PRESSUPOSTOS TEÓRICOS:

1. – O que éaquecimento global

O termo "aquecimento global" é um exemplo específico de mudança climática à escala global. O termo "mudança climática" também pode se referir ao esfriamento global

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. É um fenômeno climático. Um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos sendoprovocada por causas naturais e também muitas vezes provocada por força dos homens.

A Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC) usa o termo "mudança climática" para mudanças causadas pelo Homem, e "variabilidade climática" para outras mudanças.

A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globodesde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostram que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).

Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra receberadiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

2. Causas

As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica queatribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

Mudanças climáticas ocorrem devido a fatores internos e externos:

• Fatores internos são aqueles associados à complexidade derivada do fatodos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares.

• Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.

Cientistas concordam que fatores internos e externos naturais podem ocasionar mudanças climáticas significativas. No último milênio, dois importantes períodos de variação de temperatura ocorreram:

• Um período quente conhecido como Período Medieval Quente...
tracking img