Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aquecimento global



Formadora: Fernanda Scherzberg



Aquecimento Global
Versus
Escassez de Água

O aquecimento global é um dos temas mais mediáticos do mundo moderno.
No entanto não é um tema que se possa considerar totalmente actual. O mundo, como o conhecemos, está emmetamorfose, metamorfose essa que pode não ser muito favorável para a vida humana, animal e vegetal no planeta.
É um fenómeno essencialmente climático com repercussões sociais, políticas e energéticas… muitos são os que se debatem acerca das causas, dividindo-se as opiniões entre, causas naturais e causas antropogénicas.
Muitos são os que analisam o fenómeno e que o explicam. Para ficar a conhecero que é o aquecimento global basta-nos uma simples pesquisa e temos à nossa disposição uma variedade de informação pertinente.
Escolhi o tema, por ser um assunto tão premente e importante na actualidade. Defendo que é útil e necessário que todos se consciencializem acerca do tema e que tentem atenuar o problema. É notícia frequentemente que qualquer pessoa tem a pequena noção do que é, das suasconsequências, suas causas e o que se pode fazer para o evitar.
Ao longo do meu trabalho vou procurar explicar o fenómeno. Como se processa, quais as consequências e quais as suas causas.

. Para finalizar irei confrontar teorias acerca das causas do aquecimento global e também irei referir brevemente algumas soluções propostas e esforços realizados para o evitar.

O Aquecimento Global

Oaquecimento global é um dos grandes problemas ambientais do mundo contemporâneo que preocupa a sociedade internacional. Não sei até que ponto pode ser considerado um tema da actualidade, uma vez que, já se ouve falar desde o século passado. No entanto, nos dias que correm é um tópico muito debatido e recorrente nos jornais, televisão, conferências, …etc.
Não é um tema que se possa ignorar. Adegradação ambiental é cada vez mais evidente. Torna-se urgente uma acção conjunta de consciencialização.
Muitos são os que se debruçam sobre o tema, procurando perceber o porquê e as possíveis consequências.
É necessária uma acção eficaz por parte dos estadistas, que seja apoiada pela população mundial,
tal como, uma acção conjunta por parte das organizações mundiais, governamentais ou não, talcomo ONU, Green Peace, Conferência dos G8.

Um fenómeno global, que atinge e todos os locais por mais inóspitos que sejam. Basicamente pode-se defini-lo como, um aumento significativo da temperatura da superfície terrestre, que se tem vindo a verificar desde os últimos 150 anos. Este aumento gradual da temperatura tem efeitos e consequências terrivelmente devastadores. É obvio que, o planetaestá doente e, a cura está nas nossas mãos. Temos todas as ferramentas necessárias para o curar.. Mas o que é que provoca o aquecimento global? Bem, considera-se que o facto de existir uma utilização desenfreada de combustíveis fósseis, para obter energia, aliado a uma agricultura igualmente excessiva, tal como outros factores igualmente perigosos, resulta num acréscimo exorbitante da concentração dedióxido de carbono na atmosfera do planeta.
Outras atitudes que também agravam este acontecimento são a utilização excessiva de automóveis, a devastação de florestas tropicais, nomeadamente no Brasil, tal como variadíssimas indústrias. Afirma-se que, desde 1590, 190 biliões, de CO2;e desde 1860, entre 90 e 180 biliões de toneladas de dióxido de carbono engrossaram a nossa atmosfera principalmentedevido à destruição de florestas tropicais e devido à combustão de carvão, petróleo e gás natural.
A destruição das florestas tropicais é preocupante, uma vez que, para além de estas absorverem o dióxido de carbono e de o converterem em oxigénio, estas também o retêm e uma vez queimadas, por exemplo, libertam CO2 para a atmosfera.
As opiniões dividem-se, quanto aos principais responsáveis...
tracking img