Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE

CONTEMPORÂNEA

AQUECIMENTO GLOBAL

ANDRÉIA DRABIK
ANGELO MACHADO
FLÁVIO MINUZZI

Caxias do Sul - RS

2012
CIÊNCIAS CONTÁBEINFASE E

ANDRÉIA DRABIK
ANGELO MACHADO
FLÁVIO MINUZ


contabilidade contemporânea
Aquecimento Global



Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Ênfase em Controladoria da FAI –Faculdade Inovação, para a disciplina de Contabilidade Contemporânea.

Prof. Luiz Schneider


CAXIAS DO SUL
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
1.1. Contextualização 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1. AQUECIMENTO GLOBAL 4
2.1.1 Causas do Aquecimento Global 6
2.1.2 Efeitos do Aquecimento Global 8
2.1.3 Consequências do Aquecimento Global 11
2.1.4 Como evitar o Efeito Estufae Possíveis Formas de Redução 14
3. ANÁLISE DE DADOS 16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

ANEXOS 27

1. INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização
Uma das grandes preocupações ambientais da atualidade é o aquecimento global e suas consequências. O aquecimento global ocorre quando os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera, e acamada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado deste fenômeno ocasiona o aumento da temperatura global.
Podemos dizer que a humanidade já esta sentindo os efeitos do aquecimento global, e sabemos que o processo de aumento da temperatura da Terra tem se intensificado muito nos últimos anos. Fenômenos recentes de desastres naturais como as ondas de calor, aumento dos níveis do mar, onúmero de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo. O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Nosso trabalho tem o objetivo de conceituar o aquecimento global, suas causas, consequências e osimpactos causados. Serão evidenciados exemplos de atitudes que podem contribuir para minimizar os efeitos provocados pela ação do efeito estufa. Fara parte deste estudo uma pesquisa comparativa sobre a opinião de dois grupos divergentes na questão do aquecimento global e seus efeitos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo degases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.
As reflexões sobre o propagado aquecimento global deixam evidente que o clima do Planeta, sem exagero, é resultante de tudo o que ocorre no Universo, exemplificando, sea poeira densa, de uma estrela que explodiu há 15 milhões de anos, adentrasse o Sistema Solar, diminuiria a radiação solar incidente e resfriaria o Planeta! O fato de o aquecimento, observado entre 1977-1998, muito provavelmente ter sido causado pela variabilidade natural do clima, não é um aval para o homem continuar a degradar o meio-ambiente, ao contrário, considerando que o aumentopopulacional é inevitável num futuro próximo, o bom senso sugere a adoção de políticas de conservação ambiental bem elaboradas e mudanças nos hábitos de consumo para que a humanidade possa sobreviver, ou seja, para que as gerações futuras possam dispor dos recursos naturais que ainda dispomos atualmente.
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão um aumento da temperatura médiasuperficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno. Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do...
tracking img