Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aquecimento global
Como preservar o planeta Terra
Esse foi o tema do 15º Concurso de Monografias para Professores
Sérgio Afonso

Monografia premiada

Vamos transcrever um resumo do trabalho que obteve o primeiro lugar no recente 15º Concurso de Monografias para Professores, promoção desta revista em parceria com o jornal Folha Dirigida, baluarte da educação em nosso país. A autora é aprofessora Michelle de Souza Evangelista, que leciona na Escola Técnica de Enfermagem São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro. A comissão julgadora esteve formada por companheiros ligados à área de educação e esta monografia fez jus ao Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, no valor de R$ 5.000,00, já entregue à vencedora.

O

aquecimento global é cercado de discussões quanto às suas causas eefeitos. No entanto, dados mais recentes comprovam sua intensificação e a influência das atividades humanas nesse fenômeno crescente. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, no Brasil – para um aumento de 1°C a 3°C na temperatura – até 25% das árvores do cerrado e cerca de 40% das árvores da Amazônia poderiam desaparecer até o final deste século. No caso da soja, há umaredução média de 60% na área para cultivo. No caso do café, o impacto econômico causado pela redução das áreas cultivadas é estimado em US$ 375 milhões por ano. As radiações eletromagnéticas emitidas pelo sol trazem energia para a Terra. No entanto, se chegassem em sua totalidade à superfície do nosso planeta, essa energia o tornaria estéril. A camada de ozônio, localizada na estratosfera, é umadas principais barreiras que nos protegem dos raios ultravioleta. Sem ela, a conseqüência imediata da exposição prolongada é a degeneração celular que desencadeia o câncer de pele. Os casos de câncer de pele registrados entre as décadas de 1950 e 1990 aumentaram 1.000%. O clorofluorcarboneto, ou CFC,
30 SETEMBRO DE 2008

usado em equipamentos para aquecimento e resfriamento e outros produtosquímicos produzidos pelo homem, são os grandes responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Com o objetivo de reconstituíla, em 1987 mais de 60 países assinaram o chamado Protocolo de Montreal, comprometendo-se a parar totalmente a produção do CFC até 2000. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, o Protocolo de Montreal tem dado bons resultados. Em 1824, foi descoberto o efeito estufa, queconsiste no processo de absorção e emissão de radiação infravermelha pelos gases atmosféricos do planeta, resultando no aquecimento de sua superfície e atmosfera. Sem ele, a temperatura média da Terra seria cerca de 30°C mais baixa, tornando-a inabitável. A questão é saber como a intensidade do efeito estufa varia de acordo com a atividade humana. As concentrações atmosféricas de CO 2 e CH 4aumentaram em 31% e 149%, respectivamente, desde 1750 – níveis mais altos do que em qualquer período nos últimos 650 mil anos. Ao longo de 4,5 bilhões de anos, nunca houve um aquecimento tão rápido no planeta. Estudos indicam uma tendência de alta na temperatura e demonstram que os dez recordes ocorreram nos últimos 14 anos.

Um recente estudo faz um alerta: as temperaturas atuais estariam dentro damesma faixa das registradas em outras fases quentes da história do planeta, e nesses períodos desencadeou-se uma extinção em massa. Segundo conclusão do relatório feito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo precisaria plantar 78.410.295 árvores por ano para neutralizar o efeito das 15,7 milhões de toneladas de CO2 que a cidade lança na atmosfera anualmente. Em 2006,foram plantadas apenas 0,2% do necessário.

Mundo começa a acordar Durante a Rio-92, foi estabelecida a Convenção do Clima, que tem como meta propor ações para os países desenvolvidos estabilizarem as concentrações atmosféricas dos GEE (Gases de Efeito Estufa). A Convenção entrou em vigor em 1994, contando atualmente com 186 países que têm se reunido para tentar encontrar soluções. Discutido e...
tracking img