Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Geografia
Ass.: Aquecimento global, verdade ou mito?



Alunos: Turma: 202

Gadelha n°: 1768


Rayane



Índice:



1. Introdução..................................................................................................... Pág. 3

1.1. O que é aquecimento global?.................................................................. Pág.3

2. Desenvolvimento........................................................................................... Pág.3

2.1. Causas apontadas para o aquecimento global.......................................... Pág.3

2.2. O efeito estufa e as causas antropológicas do aquecimento global.......... Pág.3

2.3. Outra versão doproblema........................................................................ Pág.4

2.4. Teoria de conspiração............................................................................... Pág.4

2.5. Tentativas governamentais de frear o aquecimento global e os problemas ambientais................................................................................................ Pág.6

3.Conclusão...................................................................................................... Pág.7

























1. Introdução

1.1. O que é aquecimento global?

O aquecimento global é um fenômeno, defendido pela maioria da comunidade científica, climático de larga extensão: um aumento da temperatura média da superfície da Terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos.Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas.
Causas naturais ou antropogénicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno. Recentemente, muitos meteorologistas e climatólogos têm afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.

O IPCC (PainelIntergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, havendo evidência forte de que a maioria do aquecimento seja devido a atividades humanas.

2.Desenvolvimento

2.1. Causas apontadas para o aquecimento global

A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6 ± 0.2 ºC durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a2000. De 1945 a 1976, houve um arrefecimento que fez com que temporariamente a comunidade científica suspeitasse que estivesse a ocorrer um arrefecimento global. O aquecimento verificado não foi globalmente uniforme. Durante as últimas décadas, foi em geral superior entre as latitudes de 40°N e 70°N, embora em algumas áreas, como a do Oceano Atlântico Norte, tenha havido um arrefecimento. É muitoprovável que os continentes tenham aquecido mais do que os oceanos. Há, no entanto que referir que alguns estudos parecem indicar que a variação em irradiação solar pode ter contribuído em cerca de 45–50% para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.

2.2 O efeito estufa e causas antropológicas para o aquecimento global

Quando o sol esquenta a terra, alguns gases da atmosfera atuam comoum vidro de uma estufa, absorvendo o calor e conservando o planeta quente o suficiente para manter a vida na terra. O problema acontece devido às concentrações excessivas dos “gases estufa” que isolam a terra evitando que o calor escape, o que faz com que a temperatura do planeta aumente assustadoramente.
Segundo cientistas em geral, é a liberação de gases e vapores produzidos através de...
tracking img