Aquecedor solar de baixo custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
(UTILIZAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CARATINGA, MINAS GERAIS).
André Luiz Mafra de Medeiros, Daniel Mageste Butters, João Paulo FaéSalviano, Rafael de Barros Santos, Rodrigo de Souza Araújo. Professores orientadores: Jean Soares Choucair, Willian Rosário dos Santos.

INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido em busca de uma redução novalor da conta de energia, para o consumidor final. O estudo foi baseado em dados coletados de outras pesquisas já efetuadas, que deram um retorno melhor do que o esperado aos pesquisadores. Utilizamoscomo principal “vilão” do consumo de energia elétrica em uma residência o chuveiro elétrico. Ao passo que aplicamos os painéis solares, como possível meio de baixar custos com a conta de energia.Também obtivemos informações sobre a população urbana e o número de residências ocupadas na cidade de Caratinga pelo IBGE.

aquecedor utilizando materiais reutilizados ou de baixo custo. É possívelconstruir, por exemplo, um aquecedor com garrafas pet e embalagens de leite. Esse tipo de aquecedor possui uma eficiência menor do que o aquecedor convencional, porém é viável, já que a radiação solar nãopossui custo nenhum.

DESENVOLVIMENTO
Segundo o IBGE, Caratinga conta hoje com aproximadamente 70.500 pessoas residindo na área urbana do município. Desenvolvemos um estudo supondo que cada moradortome dois banhos de 10 minutos cada por dia, sendo então 20 minutos diários e consequentemente 600 minutos mensais, totalizando 10 horas por mês. Um chuveiro elétrico possui em média uma potência de5000 watts. Funcionando para cada pessoa 10 horas mensais daria um consumo de 50 kWh. Neste caso a concessionária tem que fornecer mensalmente aos 70.500 moradores, 3,5 GW.h, e receberá por isso R$0,60 para cada kWh consumido. Além disso, o consumidor tem que acarretar com as perdas de potência nos cabeamentos, que estão entre 02 e 04% de todo o consumo final. Conclui-se que cada pessoa nas...
tracking img