Aquaculture Principles and Practicies

21715 palavras 87 páginas
1
Bases da Aquacultura

1.1. Objetivos e Definições
Mesmo a Aquacultura se tratando de uma atividade ampla, inevitavelmente devemos observar algumas características básicas:
- O tipo de técnica de cultivo ou sistema empregado (raceway, viveiros, tanques-redes);
- O tipo de organismo cultivado (peixe, ostra, mexilhão, camarão ou alga);
- O ambiente onde está localizado (água doce, salobra, água salgada e marinha);
- característica específica do ambiente de cultivo (água quente e fria, continental, costeira, estuarina).
Normalmente a Aquacultura é considerada parte da ciência pesqueira, mas atualmente essa tendência tem mudado, distinguindo-as com o termo; Pesca e Aquacultura. Isso muito devido às diferenças entre desenvolvimento e organização.

1.2. Bases Culturais e Socioeconômicas
Desde o período neolítico, o homem depende da caça ou armazenamento para sua subsistência. Assim o desenvolvimento da pesca supriu de certa forma essa necessidade básica. Mas com o passar do tempo, com a intensificação do esforço de pesca, aliada a demanda crescente por alimento, ocasionou em certos casos, numa depleção de estoques pesqueiros e assim a criação de novos estoques pela ação humana se mostraram necessários.
Com o passar dos anos, as sociedades humanas tem adotado formas de cultivo e pastoreio, isso realizado para estabilizar a produção e assim alimentar a crescente população mundial.
Com a crescente demanda produtiva de certas espécies como camarões, salmões e atuns e o declínio ou estagnação do potencial de expansão da pesca nos estoques naturais, criou-se uma situação onde a adoção de métodos de cultivo se tornou lógica e inevitável.
Cultivos aquáticos também têm especial importância nas estratégias de mercado. Produção pode ser organizada de acordo com a demanda, por exemplo, preferência por determinado tamanho, quantidade, cor, preservação, processamento e etc. Assim, as despescas podem ser reguladas para atenderem a demanda presente e fazer com que

Relacionados