Apêndice dhg e contrato de trabalho

877 palavras 4 páginas
Competências comportamentais do Agente de Desenvolvimento Humano

1. Conceito de competências comportamentais

Inicialmente, para que se possa falar em competências comportamentais é necessário uma breve explanação de seu significado.

Assim, entende-se por competências comportamentais como sendo “a capacidade de contatar, integrar e identificar as próprias emoções, motivações e pensamentos, vivenciando e gerenciando-os conscientemente, para expressá-los eficazmente na forma de comportamentos e atitudes que garantam mais satisfação e realizações em sua vida profissional e pessoal… Competências comportamentais são, basicamente, atitudes e comportamentos compatíveis, necessários e exigidos para o alcance de um objetivo e que só se transformam em competências se conscientemente construídos, incorporados e reproduzidos quando necessários”.

Nesse sentido, é de extrema importância a necessidade de o Agente de Desenvolvimento Humano utilizar-se das ferramentas pessoais internas acima descritas, aplicando-as ao processos decisórios cotidianos.

2. Agente de Desenvolvimento - ADH

A figura do Agente de Desenvolvimento - ADH carece de literatura no sentido de ser apresentado um conceito específico a respeito de sua atuação, no entanto em consulta ao CBO – Classificação Brasileira de Ocupações encontra-se uma descrição aproximada das atividades exercidas pelo ADH na profissão de Analista de Recursos Humanos, qual seja:

“Administram pessoal e plano de cargos e salários; promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas”

Portanto, de acordo com a descrição supra mencionada percebe-se que para a formação de um Agente de Desenvolvimento

Relacionados