Aptidoes dos gestores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aptidões do Gestor
A actuação dos gestores avalia-se geralmente por padrões de eficiência e eficacia.
Para ser eficiente e eficaz, o gestor deve possuir e continuamente desenvolvervarias aptidões essenciais. Geralmente consideram-se três tipos de aptidões necessarias a qualquer gestor.

Aptidão Conceptual (Saber Saber) - é a capacidade para apreender ideias gerais eabstractas em situações concretas. Engloba a capacidade de ver a organização como um todo. Um gestor com capacidade conceptual.
- Apercebe da forma como as varias funções da organização secomplementan uma as outras;
- Como a empresa se relaciona com o seu envolvente;
- Como uma alteração numa parte da organização pode afectar a outra parte.
Aptidão Técnica (Saber Fazer)- é a capacidade para usar conhecimentos, metódos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto. Conhecimento e experiências em engenharia, informática, contabilidade, marketing, ouprodução são exemplos destes tipos de capacidade. Esta aptidão está relacionada com o trabalho, " com as coisas" (processos ou objectos físicos).
Aptidão Humana ou Relações Humanas (Saber Ser) -é a capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas. Envolve caracteristicas relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e oscomportamentos dos individuos e dos grupos.

A combinação ideal destes três tipos de capacidade varia de acordo com as funções e responsabilidades dos gestores da empresa. Enquanto os gestoresde topo que desenvolvem a sua actividade a nível instituicional devem possuir um forte dominio das capacidades conceptuais, os gestores de primeira linha com funções a nível operacional,devem revelar um forte dominio das capacidades técnicas para desempenharem, com eficiência as suas tarefas. Ja as capacidades humanas são muito importantes em todos os niveis da organização.