Aptid O F Sica Em Idosos Praticantes De Hidrogin Stica

493 palavras 2 páginas
Aptidão física em idosos praticantes de hidroginástica

Acadêmico: Vicente Garcez Cardoso
Orientadora: Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Anápolis, 14 de Março de 2015.
Aptidão física em idosos praticantes de hidroginástica

Introdução:
Aptidão física é uma característica que uma pessoa já possui ou a atinge, como endurance muscular, flexibilidade, força muscular, potência aeróbica e composição corporal. (MATSUDO et. al, 2001).
Durante muito tempo a aptidão física exerceu um importante papel, sendo visto que era utilizada nas atividades fundamentais de sobrevivência das pessoas, como caça, trabalhos na agricultura ou em indústrias, sendo que estes trabalhos possuíam uma maior exigência de força muscular e resistência. Com o avanço da tecnologia as exigências do esforço físico para a realização de atividades relacionadas ao trabalho ou atividades cotidianas passarem a ser reduzidos, sendo cada vez mais passivas. (LOCH et. al, 2006).
Envelhecer é um processo natural e inevitável que está relacionada à idade, ocorrendo mudanças relacionadas à idade cronológica sendo que o individuo deve possuir um estilo de vida saudável e ativo para obter boa saúde (CIOSAK et. al, 2011).
Com a melhora no controle de doenças infectocontagiosas e crônica degenerativa a população idosa vem aumentando, sendo necessária uma melhor intervenção por meio de atividade física para a prevenção e promoção de saúde nesta população idosa. (FRANCHI; MONTENEGRO JUNIOR, 2005).
Estimativas mostram que nos próximos 20 anos o número de idosos no Brasil pode exceder 30 milhões, representando 13 % da população, podendo chegar a 30 idosos para cada 100 crianças. (IBGE, 2002).
A hidroginástica é um programa de condicionamento desenvolvido na água, com exercícios de resistência muscular, força muscular e flexibilidade, surgiu na Alemanha, procurada por pessoas com mais idade por oferecer uma forma mais segura, com baixos riscos de lesões articulares, mas ainda lhes proporcionando bem estar

Relacionados