Apsen farmaceutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Já tem algum tempo que o departamento de RH juntamente com a Presidência e Diretoria da Apsen Farmacêutica criou um novo modelo de gestão chamado “Gestão do Bem”, onde se administra um negócio com o coração acima da razão, onde a felicidade do funcionário está acima do lucro.
Por isso hoje podemos dizer que a Apsen Farmacêutica se resume em três características : Visão, Missão eValores.
Visão: Ser uma empresa, além de altamente conceituada, respeitada, competitiva, moderna e comprometida com a saúde.
Missão: Acreditar na busca permanente da excelência, desenvolvendo medicamentos destinados à preservação da saúde sem agredir o meio ambiente.
Valores: Orgulho no que faz, respeito e credibilidade, experiências compartilhadas, com liberdade de expressão de todos oscolaboradores, respeito com os mesmos e com seus familiares, compromisso com a qualidade e, por fim, lucro como consequência do sucesso.



2 DESENVOLVIMENTO
A APSEN Farmacêutica, com quase 50 anos de existência, atua no mercado farmacêutico e suas principais áreas de atuação são: urologia, pediatria, reumatologia, neurologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.
Possuium modelo de gestão empresarial inovador e diferenciado, fator que gera uma taxa de crescimento de 25% ao ano, dado constatado por empresas de estatística do setor.
A mudança na gestão só foi possível, pois sua presidência estava pronta para isso e aberta ao novo processo.
Foi implantada a constituição APSEN e sua característica foi orientar todos os colaboradores quanto às questões éticas detrabalho. Houve um alto nível de consciência sobre a importância destas questões éticas e de trabalho para o planejamento estratégico, mais com uma visão ainda melhor: eles escutavam a todos, todos os funcionários da empresa participavam do processo.
A APSEN tinha um diferencial que era a preocupação com pessoas de todas as idades e classes sociais, exemplo disto foi a contratação de um funcionárioconhecido por todos como Tatu.
Tatu foi contratado em 2006, aos 53 anos de idade e quando passou a fazer parte do quadro de funcionários da empresa era analfabeto, não tinha documentos e ganhava a vida catando papelão na região de Santo Amaro, inclusive na APSEN.
Com seu carrinho de catar papelão, seu único patrimônio, viveu durante 17 anos nesta dificuldade.
A empresa estava passando por umagrande transformação e implantou um programa de reciclagem de papelões, e por isso, preocupado com o sustento de Tatu, o presidente resolveu admiti-lo para a área de limpeza e serviços gerais.
E mesmo com todas as dificuldades que tiveram com Tatu, dificuldade burocrática, já que ele não possuía documentos, dificuldade de aprendizado por ele ser analfabeto, a empresa não desistiu e correu atrásde tudo, sem deixar de respeitar os direitos dele.
Outra pessoa privilegiada foi Manoel Vaz, o Maneco, é portador de síndrome de Down, e há 3 anos trabalha na APSEN.
Depois que começou a trabalhar lá, Maneco teve um grande desenvolvimento. Como tinha dificuldade de locomoção, com o trabalho aos poucos começou a melhorar e hoje consegue se movimentar sozinho, ganhou mais autonomia eindependência.
Estes dois exemplos refletem um pouco do modelo de gestão adotado pela empresa, onde se preocupam com a qualidade das relações interpessoais.
A APSEN cresceu em número de colaboradores, lá existe um time talentoso cuidando das finanças e liderando a produção.
Seu presidente é coerente e administra pelo coração: a emoção antes da razão e o lucro como consequência.
Por meio do departamento deRecursos Humanos, que tem como responsável Floriano Serra, a APSEN criou uma lógica para ouvir seus funcionários. Realizava reuniões entre colaboradores e diretores, onde fazia vários questionamentos para debates e integração. Um destes questionamentos, muito importante para abrir as idéias de todos quanto às novas mudanças foi:
Qual o objetivo da empresa? Ser o maior produtor de remédios ou...
tracking img