APS A IMPORT NCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTO DE GEST O

412 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

Nos dias atuais, vem sendo cada vez mais difícil manter e administrar uma empresa, principalmente quando se trata de empresas de pequeno e médio porte, pois, se não tiverem uma boa administração estão fadadas a deixarem de existir em seu primeiro ano de vida.

Assim, para se manterem no mercado, se faz necessário que essas empresas busquem ferramentas que as auxiliem fornecendo as informações necessárias para controle e tomada de decisão.

Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo, é a Contabilidade Gerencial, que deve ser vista não somente como um meio de atender as exigências legais, mas também como um importante instrumento para gestão das organizações.

Segundo Antony A. Atkinson, Rajiv D. Banker, Robert S. Kaplan e S. Mark Young (2011), “a contabilidade gerencial é um processo de identificar, mensurar, relatar e analisar informações sobre os eventos econômicos da organização”.

Portanto, a contabilidade gerencial é um instrumento de suma importância para a administração da empresa, pois ela controla e levanta dados de todos os setores existentes na empresa, principalmente da parte financeira da organização.

A informação contábil gerencial é uma das principais fontes para tomada de decisão e controle nas organizações. Os sistemas de contabilidade gerencial produzem informações que ajudam funcionários, gerentes e executivos a tomar melhores decisões e aperfeiçoar os processos e o desempenho da organização. (ANTONY A. ATKINSON, RAJIV D. BANKER, ROBERT S. KAPLAN, S. MARK YOUG, 2011, p.36).

A contabilidade gerencial deve fazer uma conexão entre as ações dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Ela serve como agente motivador, pois beneficia as pessoas que contribuem significativamente com o objetivo da empresa, que é fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para empresa tomar. Assim, torna-se uma

Relacionados

  • Engenharia eletronica
    170363 palavras | 682 páginas
  • Fluxogramas
    162745 palavras | 651 páginas
  • Concurso TI
    166209 palavras | 665 páginas