Aps unip 1o semestre 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista

Engenharia – Ciclo Básico

Orientações para as “Atividades Práticas Supervisionadas”
1º semestre - 2012.

BIOGRAFIA
NICOLAU MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel nasceu dia 3 de maio de 1469, na cidade de Florença, Itália, filho de advogado e membro de uma proeminente família italiana. Seu pai foi um típico renascentista, e era estudioso das humanidades,empenhando-se em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Aos 12 anos, já escrevia em latim.
É reconhecido como o fundador do pensamento e da ciência moderna, por não respeitar a ética e escrever sobre o Estado e Governo como realmente são, e não como deveriam ser. Recentes estudos sobre o próprio e suas obras admitem que seu pensamento foi mal interpretado no decorrer da história. Desdeas primeiras críticas, as opiniões acumularam-se de forma que o termo maquiavélico (criado a partir de seu nome) siginifica astúcia, esperteza.
Durante a juventude de Nicolau Maquiavel, Florença era governada pelo famoso Lozenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Nesse ano, Maquiavel, apesar do brilhantismoprecoce, exerceu seu primeiro cargo na vida pública, com 29 anos, onde passou a ocupar a segunda chancelaria, substituindo Adriani como secretário do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libertà et Pace), instituição que na Signoria tratava da guerra e da diplomacia, Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando-se sua diligência em instituir umamilícia nacional. Tornou-se um conhecedor profundo dos mecanismos políticos e viajou incessantemente participando em vinte e três embaixadas a cortes italianas e europeias, conhecendo vários dirigentes políticos, como Luís XII de França, o Papa Júlio II, o Imperador Maximiliano I, e César Bórgia.
Em 1500 foi enviado a França onde se encontra com Luís XII e com o Cardeal de Orleães.
Casou-se em1502 com Marietta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas. No mesmo ano ocorreu sua missão mais memorável, quando visitou César Bórgia estabelecido na Romagna, Foi objeto de um relatório de 1503 intitulado "Descrição da Maneira empregue pelo Duque Valentino (César Bórgia) para Matar Vitellozzo Vitelli, Oliverotto da Fermo, Signor Pagolo e o Duque de Gravina, Orsini", no qual descreveu comuma precisão cirúrgica os assassinatos políticos do filho do Papa Alexandre VI Bórgia, explicando subrepticiamente a arte política ao principal dirigente de Florença, o indeciso e timorato Pier Soderini.

Em 1509 dirigiu o pequeno exército miliciano de Florença para ajudar a libertar Pisa, missão que foi coroada de sucesso.
Em 1510, inspirado por sua leitura sobre a história romana, organizouuma milícia civil da República de Florença. Porém, em agosto de 1512, um exército espanhol entrou na Toscana e saqueou Prato. Aterrorizados, os florentinos depuseram seu governante, Pier Soderini, a quem Maquiavel havia caracterizado como “bom, porém fraco”, e permitiram a volta da família Medici ao poder.
Com a volta ao poder da dinastia Médici, Maquiavel desespera-se, é envolvido em umaconspiração, é torturado e deportado. Com permissão muda para São Cassiano, cidade pequena próxima de Florença. Sem perspectivas de conseguir uma nomeação para o novo governo, Maquiavel se dedicou a escrever livros. Escreve sobre a Primeira década de Tito Lívio , mas interrompe esse trabalho para escrever sua obra prima. Viveu uma vida tranquila na cidade. Na parte da manhã, ocupava-se com aadministração da pequena propriedade onde estava confinado. À tarde, jogava cartas em uma hospedaria com pessoas simples do povoado. À noite vestia roupas de cerimônia para conviver, através da leitura, com pessoas ilustres do passado, o que levou algumas pessoas a julgá-lo como louco.
Durante os 14 anos seguintes, Maquiavel escreveu diversos livros. Sua obra mais famosa foi “O Príncipe” (1513). Também...
tracking img