Aps ponte de macarrao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criação Humana

Pontes

Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de homem e sociedade / Legislação e cidadania ministrada pelo professor Frederico Silveira Madani do Curso de Engenharia da Universidade Paulista – UNIP, São José dos Campos.

UNIVERSIDADE PAULISTA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2012

INTRODUÇÃO:

Desde os tempos mais primitivos, quando o homem usava um tronco deárvore para superar os obstáculos naturais e continuar seu trajeto, até os tempos atuais, em que estruturas desafiam a lei da gravidade e a própria imaginação humana pela ousadia de seus vãos, as pontes representam uma das mais belas formas de expressão da capacidade criadora da engenharia. O grande avanço tecnológico e o desenvolvimento de novos métodos na área do cálculo estrutural, cada vez maisprecisos, têm permitido superar as limitações e dificuldades inerentes à concepção e execução dessas obras fundamentais da engenharia civil, de modo tal que algumas delas figuram na relação das obras físicas mais notáveis do planeta, como é o caso da ponte Golden Gate, com 1.280m de vão livre, concluída em 1937, em São Francisco, nos Estados Unidos.

As pontes podem ser classificadas por diversoscritérios:

A) quanto á finalidade: -rodoviárias -ferroviárias -para pedestres (passarelas) -para suporte de dutos (água, esgoto, óleo, gás, etc.) -para suporte de pista de aeroporto (ex; Ilha da Madeira) -para suporte de vias navegáveis (ponte canal) -permanentes, semi-permanentes ou provisórias.

B) quanto ao material de construção: -madeira -pedra -concreto armado ou protendido -metálica(geralmente aço ou alumínio) -mistas (combinação de vários materiais)

C) quanto ao tipo estrutural: -em laje -em vigas retas (de alma cheia) -em vigas-caixão -em treliça

-em quadros rígidos -em arcos ou abóbadas -pênseis ou suspensas -estaiadas -pode ainda ser com encontros ou com balanços tipos especial: -flutuantes -com estrado móvel -levadiças -giratórias -basculantes

d) quanto aotraçado: -retas -curvas -em nível -com inclinação (aclive/declive)

Os princípios básico Há três tipos principais de pontes: ponte em viga

Ponte em arco

Ponte suspensa

A maior diferença entre as três é a distância que elas podem cruzar entre um suporte e outro. Esses suportes podem ser colunas, torres ou a parede de um cânion. Uma ponte em viga moderna, por exemplo, provavelmente conseguealcançar uma distância de 60 m entre dois suportes, ao passo que um arco moderno consegue transpor de 240 a 300 m. Uma ponte suspensa, o auge da tecnologia de construção de pontes, é capaz de cruzar 2.100 m entre um suporte e outro. O que permite que uma ponte em arco se estenda por distâncias maiores do que uma ponte em viga? O que faz com que uma ponte suspensa atravesse uma distância sete vezesmaior do que a de uma ponte em arco? A resposta está em como cada tipo de ponte lida com duas forças importantes, chamadas de compressão e tração: compressão: é uma força que age para comprimir ou diminuir a coisa sobre a qual está agindo; tração: por sua vez, é uma força que age para expandir ou aumentar a coisa sobre a qual está agindo.

Um exemplo simples e que vemos sempre de compressão etração é uma mola. Quando pressionamos ou empurramos as duas extremidades da mola uma em direção a outra, nós a comprimimos. A força de compressão diminui a mola. Quando a puxamos para cima, ou puxamos as duas extremidades em sentidos contrários, criamos uma tração na mola. E essa força de tração estica a mola. A compressão e a tração estão presentes em todas as pontes, e é trabalho do projeto da pontelidar com essas forças sem o risco de que a ponte entorte ou rache. Entortar é o que acontece quando a força de compressão ultrapassa a habilidade de um objeto em lidar com essa compressão, e rachar é o resultado do excesso de tração sobre o objeto. A melhor maneira de lidar com essas forças é dissipá-las ou transferi-las. Dissipar força é espalhá-la sobre uma grande área, fazendo com que...
tracking img