Aps jbi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA



O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM





SÃO PAULO – SP
2012

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do brincar na educação infantil e está pautado nos estudos feitos por Kischimoto, Vygotsk, Froebel, Piaget e outros.
Brincar não é apenas uma maneira da criança sentir prazer, mas também umafonte de aprendizagem, em que por meio do faz-se-conta ela desenvolve sua imaginação, sua criatividade, sua capacidade motora e de raciocínio.
O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação criadora. No faz de conta a criança vive e revive situações que lhe causaram alegria, medo, tristeza e ansiedades, dando-lhe a oportunidade deexpressar e trabalhar de forma mágica estes sentimentos e emoções tão difíceis de suportar, podendo compreendê-los e reorganizá-los.
As crianças possuem um modo próprio de conhecer e interagir com o mundo, e a brincadeira é responsável por vários tipos de aprendizagens e se tornam essencial na Educação Infantil, pois nela, estão presentes as múltiplas formas de ver e interpretar o mundo.
Podemosconsiderar que o brincar é uma das atividades fundamentais na vida da criança, esta aprende a se relacionar melhor com os outros, desenvolvendo sua identidade e autonomia no meio social.
Para Kischimoto (2002, p.130), “quando a criança brinca, ela cria uma situação imaginária, sendo esta uma característica definidora do papel do brinquedo em geral”.
Kischimoto diz, ainda, que o jogo só é jogoquando a criança pensa apenas no brincar, e que esse tipo de jogo educativo desvirtua esses critérios á aprendizagem de noções e habilidades que nada tem a ver com o lúdico, e que quando a criança brinca, ela só se interessa pela brincadeira, e não sobre os resultados e efeitos. Kishimoto (2003) destaca a situação imaginária e as regras, como elementos importantes na brincadeira infantil, onde, nassituações imaginárias claras ou não, há regras implícitas e explícitas. Como exemplo, a criança ao imitar um motorista, segue suas regras implícitas, diferente do futebol, onde as regras são explícitas, variando conforme estratégias adotadas pelos jogadores.
Por meio da brincadeira, a criança desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, se socializa, desperta acuriosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.
Para Kishimoto, “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais” (KISHIMOTO, 2003:43).
As brincadeiras de faz-de-conta, conhecidas como brincadeiras simbólicas, de representação depapéis ou sócio-dramáticas, é a que deixa mais evidente a presença de situação imaginária segundo Kishimoto (2007). Surgiria com o aparecimento da representação e da linguagem (em torno de 2/3 anos), quando a criança começaria a alterar os significados dos objetos a sua volta, expressar-se por meio de sonhos e fantasias e assumir papéis presentes no contexto social, por exemplo, na brincadeira mamãee filhinha a criança pode ser carinhosa como também agressiva tudo dependerá de suas experiências maternas. Essa modalidade de brincadeira teria o papel central na aquisição de diferentes símbolos.
Para VIGOTSKY (1984, apud Bertoldo e Ruschel, 2003) a brincadeira traz vantagem social, cognitiva e efetiva, ela possui três características: a imaginação, a imitação e a regra, elas estão presentesem todas as brincadeiras infantins, tanto nas tradicionais, quanto nas brincadeiras de faz de conta, como nas que exigem regras. De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação....
tracking img