APS - COMO ALAVANCAR RESULTADOS

Páginas: 21 (5249 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
1- INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização do Tema

Com a globalização no mundo dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto das mudanças, a intensa busca pela qualidade e produtividade, o aumento da competitividade e o mercado cada dia mais flexível, fazem com que a busca por inovações tecnológicas e o gerenciamento das empresas de uma forma inovadora, sejam atualmente, fatoresdeterminantes para sua sobrevivência no clima organizacional mundial.
As mudanças no ambiente externo da organização, assim como do ambiente interno, geram pressões para que a organização formule estratégias a fim de se adaptar as novas condições ambientais. É um processo que procura entender o fenômeno das mudanças nas organizações e como elas tentam se adaptar ao novo momento.
Uma cooperativaé uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido. Tendo isto em vista, uma cooperativa de táxi também deve se adequar as novas exigências do mercado para continuar não só se beneficiando como também beneficiando asociedade em que atua apresentando uma prestação de serviço de qualidade.
As mudanças e adaptações necessárias para o alcance de um êxito quanto a sua prestação de serviço, será alvo de pesquisas e desenvolvimento do presente trabalho.
Focaremos o gerenciamento de uma cooperativa de táxi, pela qual será descrita e analisada, tendo alguns modelos de administração como parâmetro para comparação dateoria e prática. A empresa escolhida foi a COOPERCASCA Ltda, e as teorias focalizadas foram a do desenvolvimento organizacional (DO), teoria humanística entre outras teorias.


2- Histórico e Caracterização da Organização

Razão Social: Cooperativa de Comunicação e Apoio Social dos Condutores Autônomos (COOPERCASCA Ltda).
Nome Fantasia: Ligue Taxi BH
Remontando os tempos, em 1610 podemosobservar o inicio da construção de um estado cooperativo, esse fato ocorreu devido à fundação das primeiras reduções jesuítas, pelas quais pregavam através do amor cristão o princípio de auxílio mútuo. Porém essa prática, já era encontrada nas primeiras sociedades, desde os povos primitivos.
Em 1847 situa-se o início do movimento cooperativista no Brasil. Quando o médico francês Jean Maurice Faivre,adepto das idéias reformadoras de Charles Fourier, fundou, com um grupo de europeus, nos sertões do Paraná, a colônia Tereza Cristina, organizada em bases cooperativas. Essa organização, apesar de sua breve existência, contribuiu na memória coletiva como elemento formador do cooperativismo brasileiro.
Segundo SEBRAE MG (2009) “uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem,voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”, ou seja, uma cooperativa é um meio usado por certo grupo de indivíduos a fim de se alcançar um objetivo especifico através de cooperação recíproca.
As sociedades cooperativas são uma alternativa para as pessoas quedesejam construir um projeto de vida novo, alicerçado em pilares como: equidade, desenvolvimento econômico, trabalho em equipe, decisão compartilhada e distribuição de renda.
Conforme dados do Sistema OCEMG/ SESCOOP-MG citado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (2009), atualmente Minas Gerais possui 830 cooperativas e quase 900 mil cooperados. Em 2006, a movimentação econômica dosetor foi de R$ 13,5 bilhões, o que representa 6,5% do PIB estadual. Sendo assim, é de grande importância refletirmos sobre a necessidade de alicerçarmos o cooperativismo sob pilares fortes como, por exemplo, a profissionalizarão da gestão e a educação cooperativista.
O cooperativismo precisa de profissionais que entendam das particularidades deste empreendimento e que estejam dispostos a serem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Benchmarking: um caminho para alavancar resultados positivos.
  • Resultados
  • Resultados
  • RESULTADOS
  • resultados
  • RESULTADOS
  • Resultados
  • Resultado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!