APS 2 EQUA O DE HORTON FINAL

1114 palavras 5 páginas
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

EQUAÇÃO DE HORTON

Ana Carolina Presotto
Ana Paula Mazotti
Bruna Scalco
Nicole Festugato

1. Introdução

Infiltração é a passagem da água da superfície para o interior do solo, é um processo que depende fundamentalmente da disponibilidade de água para infiltrar, da natureza do solo, do estado da camada superficial e das quantidades de água e ar inicialmente presentes no interior do solo.
A taxa de infiltração e a retenção de água pelo solo são importantes, pois auxiliam na definição de políticas de proteção e de conservação do solo e da água, planejamento de sistemas de irrigação e drenagem, bem como na composição de uma imagem mais real da retenção, movimento, redistribuição e conservação da água no solo.

2. Objetivo do trabalho

Este trabalho tem como objetivo determinar a capacidade de infiltração do solo no Campus da UTFPR-PB. Para isso cada grupo responsabilizou-se por determinar esta capacidade em um lugar específico.Nosso trabalho trata-se da capacidade de infiltração em um espaço entre os blocos R e Q. A partir dos dados coletados será possível a determinação dos parâmetros da equação de Horton para que assim possamos saber a capacidade de infiltração do local.

3. Equação de Horton

A capacidade de infiltração é o potencial que o solo tem de absorver água pela sua superfície. A medida da capacidade de infiltração é feita em termos de uma altura de lâmina d’água, por unidade de tempo, representando, fisicamente, o volume de água que o solo pode absorver, por unidade de área, na unidade de tempo. A capacidade de infiltração tem dimensão de comprimento por tempo e é medida, em geral, em mm/h ou mm/dia.
O método mais conhecido para o cálculo da infiltração é o método de Horton apresentado em 1939 e 1940. Intuitivamente podemos dizer que a infiltração geralmente é maior no início e decai ao longo do processo até atingir um patamar constante. Horton,formulou tal hipótese através de uma relação exponencial

Relacionados