Aprpriacao Do Terreno Urbano Xingu E Marin

685 palavras 3 páginas
Urbano=Exemplo de Jose Maria Marin (presidente da CBF)

Em 2009 o presidente da CBF (Comitê Brasileiro de Futebol) José Maria Marin se apropriou de um terreno público cujo valor chega perto de 2,8 milhões de reais. A área apropriada é uma pequena praça no bairro Jardim América. O presidente ordenou que uma árvore que crescia na pracinha a mais de 15 anos fosse cortada e foi levantada uma grade baixa envolta que unia o espaço público junto a sua propriedade privada ao lado, que havia sido comprada em 1983 por 100 milhões de cruzeiros.

Marin não havia recebido autorização pra apropriar a área porque de acordo com o Aprov (departamento de aprovação de edifícios), na prefeitura, e o Condephaat (conselho de defesa do patrimônio histórico, arqueológico, artístico e turístico), do governo do estado, Marin não tinha o direito de colocar uma grade envolta da praça inteira, oque tinha sido concordado era que Marin fizesse uma grade em curva para limitar a área total do terreno privado do espaço não privado.

Como já disse antes, a apropriação do terreno aconteceu em 2009 e Marin vem alugando a área para uma concessionaria Hyundai dês de 2011 oque fez com que Marin lucrasse sobre uma área que não fosse dele por 2 anos inteiros sem a permissão do governo, além do mas, Marin havia concordado quando comprara a área privada em plantar 27 arvores de tipos específicos oque seria uma reparação por cortar 30 arvores em 1994. Também era obrigatória a preservação de uma arvore que já existia no terreno, ela foi derrubada.

Ao longo dos anos Marin vem se avantajando da área mesmo não tendo cumprindo com os tratos impostos a ele apos a compra porque a Hyundai não foi a primeira empresa a alugar o espaço, porem foi a primeira apos a apropriação da praça, oque tornou a área mais cara e fez com que Marin. ganhasse mas dinheiro sem ter que pagar pela compra do espaço, ele simplesmente tomou conta do território.

Entretanto Marin não se diz culpado pelo acontecimento, ele diz que o

Relacionados