Aproveitamento das aguas pluviais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1

Como funciona o aproveitamento das águas pluviais?




1 – Captar a água de chuva:

Capta-se a água de chuva de áreas impermeabilizadas, normalmente os telhados.
Em média, de quanta água poderemos dispor?

Precipitação Vm2 x Metragem do telhado A m2 x Fator de perda 0,85
= Quantidade disponível

Exemplo: 1.200 litros/ m2 x 120 m2 x 0,85 = 122.400 litros/ano


2 –Filtrar a água de chuva:

A água de chuva tem, em condições normais, a qualidade da água para o banho, se for previamente filtrada. Filtros de aço inox, com uma tela fina e auto-limpantes são os mais indicados para esta tarefa.


3 – Armazenar a água de chuva:

Armazenar a água de chuva: A melhor forma de armazenamento é – como no caso da água potável – a cisterna subterrânea. Sem luz ecalor, retarda-se a ação das bactérias. Cisternas fabricadas em concreto ainda neutralizam a maior acidez da água da chuva.
Qual seria o tamanho adequado da cisterna?

Número de pessoas na casa/no prédio x consumo per capita em litros, + consumo da irrigação x Reserva de segurança de 21 dias (estiagem) = Volume da cisterna em m3

Exemplo: (Seis pessoas com 400 m2 de área de jardim/horta): 6pessoas x 200 litros x 21 = 25 m3 de cisterna. Para este caso, recomenda-se uma cisterna de 20.000 litros.

Uma dica de cálculo: para cada m3 de volume da cisterna serão necessários cerca de 25 m3 de telhado.


4 – Usar a água da chuva:

Usar a água de chuva: Pode-se usar cisternas com bombas que trabalham sob demanda, i.e. quando há consumo, a bomba alimenta a tubulação. Porém, em geral bastauma caixa exclusiva no telhado, que abastece – sem contato com a água potável – as descargas e outros pontos de consumo como a torneira de jardim e a máquina de lavar roupa. Prever isto em novas construções será facílimo e onera muito pouco os custos de construção.


5 – Realimentar o sistema de abastecimento:

Realimentar o sistema de abastecimento: Numa estiagem prolongada, a descargaprecisa continuar funcionando bem. Para este caso está prevista a realimentação com água potável, diretamente na cisterna ou por uma ligação no filtro, em quantidade que garantam o consumo diário.


Informações sobre o aproveitamento das águas de chuva:




Por que deveríamos fazer uso da água de chuva?

Quando não usamos água potável para as aplicações acima descritas, estaremos protegendonossos recursos hídricos de água doce. Para quê deixar ir embora uma água que cai do céu e que, sem ter aproveitamento ainda vai encher as ruas. Ninguém pode ignorar que a água é um recurso cada vez mais escasso. A água de chuva é uma água “suave”, então a nossa roupa poderá ser lavada com menos sabão, o que desgasta menos a máquina de lavar roupa e carrega menos química para o esgoto.
Nossosjardins e hortas também vão nos agradecer, as plantas adoram a água natural da chuva, sem cloro. Utilizando menos a água encanada, sentiremos um alívio no bolso, e as companhias de água terão menos problemas de garantir o suprimento para todos todo o tempo. O efeito da retenção das cisternas diminui no problema das canalizações, galerias e estações de tratamento de esgoto, sempre muito prejudicadaspelas fortes chuvas.


Dicas:

SEGURO: já existem casos em que as companhias de seguros negam uma apólice contra enchentes, alegando não mais tratar-se de um evento ocasional, mas corriqueiro. Proteger o terreno contra a entrada da água pela rua, e reter a água de chuva que cai sobre o terreno com uma cisterna, isso tem sido a solução de um supermercado obter a sua apólice.
LEGISLAÇÃO: existemestudos e até minutas de lei que pretendem obrigar os condomínios residenciais, industriais e comerciais a reterem a água de chuva, para diminuir as enchentes urbanas. Pode-se esperar também novas regras sobre a parcela do terreno que deverá ser mantida sem colocação de pisos, para facilitar a infiltração da água no solo.
ABASTECIMENTO: tanto quanto a disponibilidade de energia elétrica, o...
tracking img