Aproveitamento da água pruvial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]















































































































































. aproveitamento de água para fins não potáveis em uma instituição pública no ensino médio no Municípiode porto velho. 2011. 39 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental. Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Cacoal, 2011.



RESUMO
A superfície do planeta Terra é constituída de 2/3 de água. Desses, 97,5% são salgadas, 2,4% encontra-se em geleiras ou regiões subterrâneas restando apenas 0, 007% de água de fácilacesso para o ser humano em rios, lagos e na atmosfera. Essa água doce disponível para uma população mundial de mais de 6 bilhões, fora as outras formas de vida que dela dependem, mostra como é necessário o uso racional desse recurso. O ser humano, ao longo do processo histórico, adquiriu visão imediatista e antropocêntrica, tornando-se responsável por diversos impactos ambientais perceptíveis nacrise que ameaça a vida no planeta Terra, inclusive a sobrevivência humana. Num país tropical, onde a incidência de chuvas é maior do que em outras regiões do planeta, a maioria dos brasileiros ainda não se deu conta do desperdício acumulado em cada período de precipitação.
Assim, o Aproveitamento de Água Pluvial para Fins não Potável destaca-se como um dos caminhos viáveis para a educaçãoambiental, pois como processo educativo teve o objetivo de gerar sensibilização quanto à problemática ambiental, aspirando modificar a percepção ambiental da sociedade atual, de maneira a formar cidadãos críticos, dinâmicos e afetivos. Logo, esse trabalho teve como objetivos sensibilizar os alunos do ensino médio da importância de um projeto de captação de água pluvial para fins não potáveis, mesmoem uma região com abundância de água doce promovendo a análise critica com relação aos vários benefícios do uso dessa água pluvial e sensibilizando-os também sobre a forma de uso da água potável em sua escola. Para isso, esse estudo fundamentou-se em pesquisas realizadas em livros referentes ao tema, sites do IBGE, ANA, artigos científicos e pesquisa participante, sendo executado no período deabril a novembro de 2009.
A coleta de dados ocorreu através de questionários antes e após a realização de uma palestra. Como resultado, verificou-se que é preciso constante abordagem a respeito do uso racional da água potável, principalmente, buscando insumos para essa abordagem nos princípios básicos das questões hidrológicas. O Aproveitamento de Água Pluvial em uma Instituição de Ensino,mesmo em uma região rica em água doce, vai além dos benefícios econômicos e ambientais, proporcionando a formação de cidadãos inseridos em uma educação ambiental globalizada.
Palavras-chave: Água. Pluvial. Captação. Não Potável. Sensibilização ambiental.
ABSTRACT
The surface of the earth planet is composed of 2/3 of water. Of these, 97.5% is salt water, 2.4% are found in glaciers or inunderground regions, remaining only 0.007% of water easily accessible to humans on the rivers, lakes and the atmosphere. This fresh water available to a world population of over 6 billion, apart the other life forms that depend on it, shows just how necessary is the rational use of these resources. Human beings throughout the historical process acquired an anthropocentric and immediatist vision,becoming responsible for various noticeable environmental impacts on the crisis that threatens life on Earth, including human survival. In a tropical country, where the incidence of rainfall is greater than in other parts of the world, most Brazilians have not yet realized the waste accumulated in each period of precipitation.
Thus, the usage of rainwater for non-potable purposes stands...
tracking img