Aprisionado pelos ponteiros de um relógio: o caso de um transtorno mental desencadeado no trabalho1

9876 palavras 40 páginas
/

LAUDO DE
Idade: 37 anos
Trabalhou na Acesita entre 1987 e 2001
Idade em que entrou para empresa: 22 anos
Escolaridade: segundo grau incompleto
Naturalidade' Coronel Fabriciano
Situação atual: afastado por acidente de trabalho

~'''.

Dados Pessoais
Luiz é o caçula de uma família de 5 filhos. Ao ser questionado sobre sua infância, diz não conseguir se lembrar dos seus primeiros anos de vida. Suas primeiras lembranças são da época em que começou .a trabalhar, aos 8 anos de idade.
Assim, refere-se apenas a~algumas situações marcantes de. sua infância: à surra que levou quando "matou" aula durante um mês e sua mãe descobriu; aos primeiros trabalhos realizados para ajudar nas despesas da família; à morte do pai, empregado da Usiminas, e que sofreu um colapso, enquanto assistia televisão. Ele fala de tudo isso sem muita emoção, como algo distante, que se perdeu no tempo.
.
A mãe, que se viu sozinha, com 5 filhos para criar, é descrita como um pouco dura e exigente, sobretudo, no que diz respeito ao desempenho escolar dos filhos:

"Minha mãe, eu num sei se é por causa do meu avô... Porque meu avô era ignorante. Era daqueles homens do tempo da escravidão, aqueles homens ignorante. E minha mãe eu num sei se ela puxou um pouco ele nisso aí. De pequeno, ela conversava com 'um tom muito alto com a gente. Ela era exigente (com a escola). Me deu um couro de vara que nunca mais eu esqueci." .
,

o

pai, ao contrário, é descrito como afetuoso, sendo Luiz o seu filho predileto. No entanto, ele não se lembra de ter. sofrido com sua morte e, apesar de já ter 10 anos de idade, comportou-se como se não estivesse compreendendo o que se passava: "Meu pai passava muito a mão na minha cabeça. Eu era o caçula e ele gostava muito de mim. Me levava pra pescar... Quando ele tinha carro, sempre me levava pra passear. Eu era o preferido dele. Ele faleceu, eu acho que eu tinha 10 anos. Minha mãe fala que foi colapso. Eu nem me emocionei, num

Relacionados

  • Aprisionado pelos ponteiros de um relógio: o caso de um transtorno mental desencadeado no trabalho1
    672 palavras | 3 páginas
  • caso ponteiros relógio
    14715 palavras | 59 páginas