Apresentação da proposta pedagógica do ProJovem Urbano – O PPI DO PJU

536 palavras 3 páginas
JUVENTUDE NA LUTA POR SEUS DIREITOS

Aula 08 - Juventude e a Relação com o Território

Discutir a juventude a parti da perspectiva em adquirir seus direitos em relação ao território requer a compreensão da juventude como sujeito de direito, direito de participar de todos os espaços da cidade onde vivem, usufruindo democraticamente dos equipamentos sociais da cidade, intervindo através de sua participação para construção de ambiente saudáveis e uma sociedade menos excludente para todos. Apesar de que nas ultimas décadas a juventude já conquistou muitos de seus direitos através de inúmeras manifestações ocorridas para que fossem alcançados seus objetivos, ainda têm muito a alcançar para experimentar de fato a cidade em que vivem. Conforme aponta Novaes (2012) citado por NETO M. F. (2013), é na ampliação das oportunidades de conquista dos bens públicos pelos jovens que reside a possibilidade de criação de novos territórios de sociabilidade, nos quais encontrem terreno fértil para se enraizar, zelar e se identificar.
Os jovens de classe populares são os que mais sofrem com a exclusão social muitos não conhecem de fato seus direitos de poder frequentar certos lugares na cidade, devido a isso não conhecem determinados pontos que a cidade lhes oferece, muitas vezes a falta de recursos faz com que esses jovens não exerçam sua liberdade de frequentar os espaços públicos. Essa situação acaba sendo determinante para que os jovens sejam excluídos dos espaços que deveriam ser acessíveis para eles se divertirem. Neste contexto, segundo Piñon (2007) apud MENDES e TORRES, os jovens pobres crescem nas cidades, ajudam a construí-las material e simbolicamente, mas, na maioria das vezes não se sentem parte dela.
A participação dos jovens em relação ao território onde vivem e que os cercam é importante para os mesmos exercerem o direito a cidade, onde a juventude encontrem todos os recursos disponíveis que a cidade lhe propõe, recursos esses que na maioria das vezes é negado

Relacionados