Apresentando soluções concretas, sobre o conhecimento da administração para o desenvolvimento crítico dentro das empresas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTANDO SOLUÇÕES CONCRETAS, SOBRE O CONHECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DENTRO DAS EMPRESAS.

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

Segundo Chiavenato, "Gestão é a conduçãoracional das atividades de uma organização". Poderíamos acrescentar que o termo "racional" só é aplicável quando a organização é bem conduzida, mesmo que os resultados não sejam os melhores, pois àsvezes o imponderável ou as limitações de recursos infligem derrotas aos mais experientes.

CONCEITUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração, segundo Chiavenato, “vem do latim ad (direção para,tendência) e minister (subordinação ou obediência), e significa àquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é aquele que presta um serviço a outro" (1983: 6).
Segundo o dicionárioAurélio, Administração é “ação de administrar, gestão de negócios públicos ou particulares, governo, regência, função de administrador, gestão, gerência”.
De acordo com os conceitos acima aAdministração costuma ser divida, já na formação acadêmica, em quatro grandes áreas: Finanças, Produção, Recursos Humanos (os quais podem ser compreendidos como fatores da produção), Marketing (que num sentidoestrito é responsável pela logística e distribuição da produção através das vendas) e Administração Pública (que se encarrega da gestão de empresas públicas, órgãos do governo, autarquias, etc.). Semdúvida a administração tem elementos de arte, pois as mesmas técnicas e procedimentos podem e são constantemente alteradas pelo talento individual do administrador para adequar-se as realidades,alterações estas feitas na maioria das vezes por escolhas subjetivas e critérios pessoais.

A evolução histórica da ciência administrativa
Sempre houve na história humana alguma forma de administração,pela necessidade de gerir, de organizar as tarefas e dividir o trabalho seja no âmbito privado (fazendas, associações, empresas) ou no âmbito público (governo, exércitos, arrecadação de impostos)....
tracking img