Apresenta O Parede Trombe E Dutos Enterrados

1205 palavras 5 páginas
PAREDE TROMBE
E DUTOS ENTERRADOS
ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL II
Docente: Victor F. Roriz
Discentes:
Ana Carolina Medeiros; Christian Quesada; Débora Azevedo
Gabriele Jardim; Karina Martins; Leandro Giovanini

1) PAREDE TROMBE

PAREDE TROMBE
• As Paredes Trombe possuem um grande potencial na promoção do conforto térmico em uma edificação, já que podem ser utilizadas com a intenção de tomar partido da ventilação natural, aquecimento solar e inércia térmica (ELSADIG, 2004).
• A integração da Parede Trombe na Arquitetura é relativamente simples. Vista pelo lado exterior aparenta ser uma janela e, pelo interior, assemelha-se a uma parede comum. As Paredes Trombe são colocadas nas fachadas em que se pretende receber ganhos solares indiretos durante um determinado período do ano, aproveitando, durante a noite, o calor que acumularam durante o dia ou para tomar partido da ventilação natural nos meses quentes ou aquecimento nos períodos frios.

PAREDE TROMBE




Esta parede é basicamente uma pequena "estufa", constituída por um vidro exterior orientada preferencialmente para o Norte (No caso do hemisfério Sul), porém, para o caso do Brasil, onde o maior desconforto térmico ocorre no verão, principalmente nas regiões com baixa latitude, há que se pensar na possibilidade de orientar este dispositivo para a fachada sul, pois neste período a trajetória do sol está voltada para o sul.
Além desta parede envidraçada, há uma caixa de ar e uma parede de grande densidade e espessura moderada, que lhe garante grande inércia térmica, (normalmente em argila, pedra, ou tijolo maciço).
Trata-se então de um sistema capaz de absorver a energia do sol, armazená-la durante o dia (no interior da parede, devido à inércia térmica da mesma) e irradiar calor para dentro da divisão adjacente durante a noite, ou quando for mais necessário.

Como funciona?

PAREDE TROMBE


O sistema evoluiu de uma parede grossa com vidro na frente, em que a maior parte do calor era perdido e

Relacionados

  • Congresso arquitetura
    36125 palavras | 145 páginas