Apresenta O2015

1620 palavras 7 páginas
Centro Universitário Univates
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Nutrição
Disciplina de Microbiologia de Alimentos
Professora: Mônica Jaquetti Marciel

PATÓGENOS ALIMENTARES
SHIGELLA

LAURA ZANELLA
TUANY DOS SANTOS

LAJEADO, MARÇO DE 2015.
PATÓGENOS ALIMENTARES
SHIGELLA

As Shigella spp são causa de doenças diarreicas e de inflamação aguda no trato intestinal na espécie humana. Seus agentes etiológicos raramente ocorrem em outras espécies, exceto primatas, não humanos.

1) ASPECTOS GERAIS
O gênero Shigella possui quatro espécies, sendo que todas são altamente infecciosas para o homem: a Shigella dysenteriae que é a mais patogênica, responsável pela forma grave de desinteria bacilar, a Shigella sonnei que é a forma mais benigna da infecção, a Shigella boydii que possui gravidade intermediária e a Shigella flexneri que possui gravidade intermediária.
A dose infectante é baixa de 10 a 100 células do microorganismo, mas a manifestação clínica depende da idade e condição de saúde prévia.

2) RESERVATÓRIOS
O ser humano é o principal reservatório da Shigella na natureza. Os primatas (macacos e chimpanzés) são exceção entre os animais podendo morrer da infecção ou ser reservatório.

3) CARACTERÍSTICAS
A Shigella pertence à família de Enterobacteriaceae. Suas bactérias são bacilos Gram-negativos, catalase-positivo (exceto a Shigella dysenteriae sorotipo 1), oxidade-negativos e anaeróbios facultativos). Com relação à temperatura, em geral desenvolvem-se a 6,1ºC e 47,1ºC embora os valores variem conforme a espécie, entre -20ºC e 37ºC são capazes de sobreviver, com 45ºC não conseguem sobreviver e acima de 65ºC destroem rapidamente. Possuem pH ótimo de 6 a 8, sendo 4,9 a 9,3 para Shigella sonnei, se o pH está abaixo de 4,5 a bactéria não resiste. A Shigella flexneri tolera no máximo 3,7% de cloreto de sódio e a Shigella sonnei tolera no máximo 5,1% de cloreto de sódio.
O gênero Shigella não sobrevive a pasteurização, são sensíveis a

Relacionados