Apresentação do aço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Composição Química:
O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, com o carbono variando entre 0,008 a 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com 2,11 a 6,67% do último. Quanto mais carbono há no aço, mais frágil ele será. O oposto de frágil é dúctil.

Classificação do aço:
O aço pode ser classificado da seguinte maneira: • • • •Quantidade de carbono; Composição química; Quanto à constituição microestrutural; Quanto à sua aplicação.

Obtenção do aço: preparo das matérias-primas.
As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são: o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral. Ambos não são encontrados puros na natureza, sendo necessário então um preparo nas matérias primas de modo a reduzir oconsumo de energia e aumentar a eficiência do processo.

Obtenção do aço: coqueira e sinterização.
A coqueificação ocorre a uma temperatura de 1300oC em ausência de ar durante um período de 18 horas, onde ocorre a liberação de substâncias voláteis. O produto resultante desta etapa, o coque, é um material poroso com elevada resistência mecânica, alto ponto de fusão e grande quantidade de carbono. Ocoque, nas especificações físicas e químicas requeridas, é encaminhado ao alto-forno e os finos de coque são enviados à sinterização e à aciaria. O coque é a matéria prima mais importante na composição do custo de um alto-forno (60%).

Obtenção do aço: coqueira e sinterização.
Na sinterização, a preparação do minério de ferro é feita cuidando-se da granulometria, visto que os grãos mais finossão indesejáveis pois diminuem a permeabilidade do ar na combustão, comprometendo a queima. Para solucionar o problema, adicionam-se materiais fundentes (calcário, areia de sílica, etc) aos grão mais finos. Com a composição correta, estes elementos são levados ao forno onde a mistura é fundida. Em seguida, o material resultante é resfriado e britado até atingir a granulometria desejada.

Obtençãodo aço: coqueira e sinterização.

O produto final deste processo é denominado de sínter. Em decorrência de suas características combustíveis e de permeabilidade, o sínter tornou-se mais importante para o processo do que o próprio minério de ferro.

Obtenção do aço: alto forno.
Esta parte do processo de fabricação do aço consiste na redução do minério de ferro, utilizando o coque metalúrgicoe outros fundentes, que misturados com o minério de ferro são transformados em ferro gusa. A reação ocorre no equipamento denominado Alto Forno, e constitui uma reação exotérmica. O resíduo formado pela reação, a escória, é vendida para a indústria de cimento.

Obtenção do aço: alto forno.
Após a reação, o ferro gusa na forma líquida é transportado para uma estação de dessulfuração, onde sãoreduzidos os teores de enxofre a níveis aceitáveis. Também são feitas análises da composição química da liga (carbono, silício, manganês, fósforo, enxofre) e a seguir é transportado a aciaria, onde será transformado em aço.

Obtenção do aço: aciaria.
Na aciaria, o ferro gusa é transformado em aço através da injeção de oxigênio puro sob pressão no banho de gusa líquido, dentro de um conversor.A reação, constitui na redução da gusa através da combinação dos elementos de liga existentes (silício, manganês) com o oxigênio soprado, o que provoca uma grande elevação na temperatura, atingindo aproximadamente 1700oC.

Obtenção do aço: aciaria.

Os gases resultantes do processo são queimados logo na saída do equipamento e a os demais resíduos indesejáveis são eliminados pela escória, quefica a superfície do metal. Após outros ajustes finos na composição do aço, este está pronto para a utilização.

Caracterização do Aço
O aço é um material dúctil e de baixa resistência elétrica. Pela sua ductilidade o aço é facilmente deformado por forja, laminação e extrusão. Forja: é uma fornalha que aquece o aço para ser moldado numa bigorna. Laminação: é a redução da espessura de uma...
tracking img