Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE FUNCIONAL DA HISTÓRIA COMPORTAMENTAL
INFLUENCIANDO APRENDIZAGEM HUMANA

FUNCTIONAL ANALYSIS OF HUMAN HISTORY BEHAVIORAL
INFLUENCING LEARNING

Cristiano Carvalho Cyrino
Djeanine Lemes Silva
Gabriel Lopes Assis
Joelma Ferreira Cardoso
Júnia Grazielle Pereira de Aguilar
Faculdades Unificadas Doctum
___________________________________________________________________________
RESUMO
Nesse estudo pretende-se estudar e compreender os diversos fatores que direta ou indiretamente influenciam o comportamento humano enquanto individuo pertencente de uma sociedade. Isso se comprova, pois a aprendizagem se mostra como um processo de troca de experiências entre o meio ambiente e o próprio individuo, ou seja, há uma relação de interdependência. No desenvolvimento dahistória comportamental o individuo será influenciado por inúmeros fatores, como o emparelhamento de estímulos, o estímulo aversivo, a extinção, o reforço e a punição. Assim, a história comportamental é um fator importantíssimo para todo o processo de aquisição e/ou aprendizagem de um dado comportamento, pois auxilia na constituição e na validade do comportamento humano.
Palavra-chave: Aprendizagem,História comportamental, estímulos e reforço.
____________________________________________________________

______________________________

ABSTRACT
In this study aims to study and understand the various factors that directly or indirectly influencing human behavior as an individual belonging to a society. This is proved, it shows how learning is a process of exchange of experiences betweenthe environment and the individual, ie, there is a relationship of interdependence. In the development of the individual behavioral history will be influenced by many factors, such as the pairing of stimuli, the aversive stimulus, the extinction, the reinforcement and punishment. Thus, the behavioral history is an important factor for the whole process of acquisition and / or learning of a givenbehavior, it helps in the formation and validity of human behavior.
Keyword: Learning, behavioral history, encouragement and reinforcement.

INTRODUÇÃO
Segundo, os empiristas, o individuo nasce como uma tabula rasa, pois ainda não possui nenhum conhecimento de mundo. Porém com o passar do tempo vai se aprendendo e/ou adquirindo todos os valores e normas que permeiam nossa vida, ou seja, viveem constante construção.
Esse artigo trata-se de um trabalho de Psicologia Experimental, com o qual se pretende investigar a história de aprendizagem. Dessa maneira a história de aprendizagem se constitui como um processo complexo e que em geral determina a aprendizagem humana, incluindo desde a análise dos primeiros contatos do individuo com algo novo, e conseqüentemente como este se comportadiante desta situação.
Tal temática se mostra essencial para a compreensão do homem em suas ações consigo mesmo e/ou com o mundo que o rodeia. A psicologia utiliza desse conceito, porque lhe proporciona um entendimento dos fatores (variáveis, reforços, punições, estímulos aversivos, emparelhamento, entre outros) que determinam o comportamento humano, e assim se torna possível com base nascontingências que o determinam, entender o processo de aprendizagem.
O objetivo é fornecer uma possibilidade de aplicação dos conceitos teóricos estudados em sala de aula num contexto de pesquisa básica em laboratório. Além de fornecer um conhecimento adquirido de dados empíricos sobre fatores que facilitam ou interferem na aprendizagem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Aprendizagem
O ser humano é umindividuo que a todo o momento se relaciona com o mundo em que vive, e com as outras pessoas com quem se relaciona, sendo que conseqüentemente devem ser analisados e constatados o grande conjunto de fatores que formam esse constante relacionamento.
Dentre esses vários fatores, podemos destacar como um dos mais importantes a maneira com que o individuo se comporta. Por exemplo, por que José mandou...
tracking img