Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
fernando fernandes


Dificuldades de aprendizagem numa perspectiva sócio- histórica
As diferentes abordagens teóricas
O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em psicologia . isso significa afirmar o primário absoluto do objeto e considerar o sujeito como uma tábula rasa, uma cera mole, formadas pelas órgãos dos sentidos , são associadas umas ás outras, dando lugarao conhecimento.
As característica individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo .
O conhecimento influenciou amplamente teorias e pedagógicas que se traduziram em concepções de ensino e aprendizagem também empiristas.
O modelo de ensino é fechado, acabado, livresco, no qual a noção de conhecimento consiste no acúmulo de fatos e informações isoladas ,imerso em simbolismo,quadros cheio de cálculos e fórmulas ou definições a serem memorizadas sem significado real, numa concepção de memoria, associacionista/empirista, em que fatos são armazenados por associação e, quando necessário, recuperados.
O impacto da abordagem ambientalista na educação pode ser verificado nos programas educacionais elaborados com o objetivo de estimular e intervir no desenvolvimento dascrianças. O compromisso da escola é com a transmissão da cultura e a modelagem comportamental dos alunos. Valoriza-se o trabalho individual, a atenção, a concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento ( REGO, 2002).
Na concepção epistemológica racionalista, o professor e um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno já traz em si um saber que ele precisa,apenas, trazer a consciência, organizar, ou, ainda, rechear o conteúdo. O professor acredita que o aluno aprende por si mesmo e o máximo que ele pode fazer é auxiliar a aprendizagem do aluno. A epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética, e também depende das conveniências , de uma pessoa desprovido da mesma capacidade ( BECKER, 1993). Oentendimento é o de que a educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas. O desempenho dos alunos na escola deixa de ser responsabilidade do sistema educacional.
A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, é uma síntese do empirismo e do racionismo. O autor afirma que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social,e essa construção vai depender tanto das condições do individuo como das condições do meio ( darsie, 1999).
A ideia de Piaget é a de que o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetivos, nem de uma ampla programação inata, pré-formada no sujeito, embora sua teoria baseie-se na existência de alguns elementos inatos.
O modo de produção capitalista é baseadas em relação fundadasna divisão social do trabalho; o estado possui a ideologia liberal-conservadora, sendo a sociedade dividida em burguesia e proletariado
O método dialético materialista de marx, analisa os movimentos do contrários, em que para cada tese, há uma negação gera uma síntese. Essa síntese não é meramente a soma dos dois momentos anteriores, mas sim um novo produto , uma nova tese ,que também seránegada{marx, 2004}
O sujeito produtor conhecimento não é um mero receptáculo que absorve e contempla o real nem o produtor de verdades oriundas de um plano ideal; pelo contrario,é um sujeito ativo que em sua relação com o mundo, com seu objetivo de estudo , reconstrói este mundo. O homem é sua realidade social, e sua entendemos melhor não chama-lo de sócio interacionista, apesar de suas ideiastambém se operem ao empirismo e ao empirismo e ao inatismo , não deve ser confundidas com o interacionismo, pois esse é um modelo epistemológico que aborda o psiquismo humano de forma biológica .
O problema não está em trazer o social para o construtivismo, mas em buscar o modelo epistemológico, diferente do modelo biológico que esta na base do interacionismo. O professor pode interferir no...
tracking img