Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1- PERGUNTA DE PARTIDA 4
2- JUSTIFICATIVA 5
3- OBJETIVOS 7
4- REFERENCIAL TEORICO 8
5- METODOLOGIA 10
6- CRONOGRAMA 11
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12


PERGUNTA DE PARTIDA

Como Identificar uma criança com necessidades especiais na educação infantil e qual a contribuição da escola para com estas crianças?

JUSTIFICATIVA

Este tema foi escolhido, por se tratarde crianças com necessidades especiais – o autismo, em que elas procuram de alguma forma chamar a atenção de quem esteja ao seu redor e ao mesmo tempo demonstram viver num mundo de exclusão.

“Autismo é um transtorno de desenvolvimento. Não pode ser definido simplesmente como uma forma de retardo mental, embora muitos quadros de autismo apresentem QI abaixo da média.
A palavra autismoatualmente pode ser associada a diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que atualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos; o autismo manifesta-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve comprometimento, e dentro desse espectro, o transtorno, pode ser diagnosticado como autismo.” (AMA - Definição de Autismo.htm)
Esta pesquisa visa acompanhar aevolução da ciência nesta área (que infelizmente quase não faz parte da realidade brasileira). O tema citado é de suma importância para área de atuação dessa pesquisadora.
O autismo foi descoberto há alguns anos. Demonstrando características bem diferentes como: não gostar de carinho e a exemplo o abraço. As crianças com espectro de autismo gostam de ouvir música alta, ficar dentro de círculo,chamar de alguma maneira a atenção de quem está do seu lado, independente de conhecê-la ou não. Alguns autistas possuem medo como quaisquer outras pessoas, mas o desespero que eles demonstram com relação aquele objeto ou pessoa que assusta é grande, a ponto de gritar, chorar e tentar bater ou até quebrar o que estiver por perto.
Um indivíduo com autismo gosta de ficar “ás vezes”, sozinho, de cantoe assim fazer movimentos inesperados como: rodar a cabeça, revirar os olhos, gritar, realizar movimentos que ele possa ser imitado.
Hoje já é possível diagnosticar o autismo em bebês e há tratamentos que permitem a muitas crianças levar uma vida próxima do normal. Nesse caso, o adulto deve atuar como estimulador. Porém, é válido ressaltar que para haver inclusão, é necessário o respeito pelasdiferenças, a aceitação do adulto e com as crianças que irão conviver com este aluno. Pois cada crianças tem sai maneira necessária de agir e pensar.
Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil: “Conceder uma educação em direção à autonomia e identidade, significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos e dentro de suaspossibilidades, interferir no meio em que vivem.”.
Assim, é preciso planejar oportunidades em que dirijam suas próprias ações tendo em vista seus recursos individuais, os limites inerentes ao ambiente.
Detectar o conhecimento prévio da criança, não é tarefa fácil. Implica que o professor estabeleça estratégias didáticas para fazê-lo.
Descobrir as características do autismo é o ponto de partidapara a ação educativa das crianças, os conhecimentos que as mesmas possuem, adquiridos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.
È por meio do aprendizado que a criança pode adquirir consciência do mundo e dela própria, e que esse aprendizado passa pelo desenvolvimento de comunicação.
È importante que o professor seja realista quanto às dificuldades de seualuno especial. Considerando que, a prioridade de todas as crianças com necessidades educacionais especiais é seu desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento social virá mais tarde. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais por apresentarem autismo deve ser realizada de modo criterioso e bem orientada, variando de acordo com as possibilidades individuais de cada aluno.
A...
tracking img